Projeção da nova fachada do Hotel WZ Jardins 
(foto: Priscilla Haikal)

Localizado na zona sul de São Paulo, próximo à região da Avenida Paulista, o Hotel WZ Jardins – antigo Lorena Hotel – passa por ampla reforma desde o ano passado, quando o grupo WZ Hotéis assumiu a operação do empreendimento. Parte do projeto de R$ 40 milhões é a criação de uma fachada interativa que leva a assinatura do arquiteto Guto Requena. 

Trata-se de um modelo parecido aos aplicados em outras construções estrangeiras como a Opera House de Sydney, na Austrália, e o Cubo d'Água, na China. O prédio de 23 andares terá placas com diferentes cores, escolhidas a partir da oscilação de ruídos detectadas na região. À noite o local ganhará uma iluminação diferente e a coloração irá variar conforme diferentes fatores, tais como a a poluição ou a temperatura no entorno. 

"Escolhemos a camuflagem a partir de um dado poético, os sons captados a partir de sensores instalados no edifício, que resultaram nas cores dourada e no degradê de azul que vão estampar as placas do prédio durante o dia. Já quem olhar para o local durante a noite verá que os tons variam conforme fatores externos. Por exemplo, nos dias de maior poluição o hotel terá predomínio de cores quentes, e quando o ar na cidade estiver mais limpo, o tom predominante será o verde", detalha Requena.

Segundo o arquiteto, todos esses detalhes poderão ser acompanhados a partir de um aplicativo desenvolvido para aparelhos móveis. Os usuários também poderão acessar outros dados como a quantidade de ruídos e qualidade do ar na região. 

Este é o primeiro projeto hoteleiro assinado por Requena. Segundo o arquiteto paulista, a intenção é se envolver cada vez mais no segmento corporativo e de hospedagem. "Já fechei acordo com a rede francesa Accor para desenvolver o ibis Styles Vila Madalena, que deve ser lançado até o fim deste ano", adianta. 

Serviço
www.gutorequena.com.br