Completando 11 dias de uma paralização que impactou diretamente a segurança pública de boa parte do Estado, a Polícia Militar capixaba começou a atuar novamente nas ruas. Parte dos soldados, cerca de 1,7 mil, se apresentaram para voltar ao trabalho e colocar novamente em condição de normalidade uma rotina de caos que dominou as ruas, principalmente da Grande Vitória, nos últimos dias. Mas apesar do regresso da força policial, os impactos do incidente no cotidiano do turismo não devem ser resolvidos de maneira tão fácil. Para o Carnaval, que se avizinha e tradicionalmente rende bom número de visitantes, a expectativa é pessimista e, sobre isso, a ABIH (Associação Brasileira da Indústria de Hotéis) do Espírito Santo se pronunciou de maneira oficial. Confira abaixo o comunicado assinado por Gustavo Aride Guimarães, presidente da organização.

"Tendo em vista a situação de caos na segurança pública e a implacável mídia nacional negativa, que divulga os fatos reais da atual situação por que passa o Estado do Espírito Santo, nós da indústria hoteleira, a beira de grandes eventos e períodos de grande procura por hospedagem nos nossos hotéis, como a Vitória  Stone Fair – Feira internacional do Mármore e Granito, o  Carnaval de Vitória, que realiza os desfiles na semana anterior ao carnaval e o período do Carnaval, estamos assistindo diariamente, sucessivas solicitações de cancelamentos de reservas.

A ABIH-ES espera que os poderes constituídos e as autoridades governamentais, responsáveis por manter a segurança e tranquilidade da população capixaba e consequentemente dos visitantes que aqui venham a negócios e/ou a passeio, consigam no menor tempo possível trazer de volta o ambiente de harmonia, tranquilidade e sossego da população e que possamos ter de volta a normalidade dos nossos empreendimentos, bem como dos nossos colaboradores e investidores.

Reafirmamos que a nossa indústria hoteleira tem se mantido forte e unida em torno de poder ajudar e contribuir para o crescimento sócio-econômico do Estado, gerando emprego e renda, mas que neste momento passa por uma situação de crise, além da que já se conhecia da economia e política nacional, esta, em razão dos acontecimentos gerados pela falta de segurança no Espírito Santo".

Serviço
abih-es.com.br

* Foto de capa: Filip Calixto