(foto: pixabay.com/Poswiecie)

Segundo estudo da Fecomércio, em parceria com a ABIH-RJ, a média registrada no índice da ocupação hoteleira no Rio de Janeiro foi de 67% em setembro. A taxa representa uma retração de cerca de 3% no comparativo com o ano passado. “O desempenho é excelente, frente ao grande número de empreendimentos que entraram em operação nos últimos anos”, diz Alfredo Lopes, presidente ABIH-RJ.

Os turistas nacionais representaram 70% dos visitantes, com destaque para os 28% provenientes de São Paulo, sendo 22% da capital e 6% do interior. Em uma análise por categoria, a melhor taxa de ocupação foi registrada nos hotéis com quatro estrelas (71%), seguido pelos de três estrelas (68%).

Os bairros de Copacabana e Leme lideraram na preferência dos turistas, com 71% de ocupação. Já entre os turistas internacionais, o continente europeu foi o principal emissor (10%). No entanto, em uma análise por país de origem, os norte-americanos foram os que mais se destacaram (6%), seguidos pelos argentinos (3%).

O turismo de negócios continua sendo a principal motivação dos visitantes, apesar da queda de 13 pontos percentuais, de 51%, em 2014, para 38%, em 2015. Já, os turistas do segmento de lazer aumentaram, passando de 26% para 35% no período.

Serviço
riodejaneirohotel.com.br