Hotéis da Espanha estão começando a adotar o Facility Management, um sistema de gestão de ativos hoteleiros, que já é famoso em países como Estados Unidos e Grã Bretanha. Segundo o portal espanhol Hostel Tour, o ITH (Instituto Tecnológico Hotelero) e a companhia imobiliária Neinver deram início ao projeto piloto do sistema, que ficará ativo por um ano e contará com a participação de hotéis de diversos segmentos em diferentes locais daquele país.
 
O modelo é baseado numa avançada matriz de indicadores de rendimentos específicos que se adaptam às circunstâncias de cada empreendimento (localização, tamanho, tipo de instalação, volume de hóspedes, consumo energético, e outros).
 
A ferramenta permite ao hoteleiro separar os ganhos e custos de seus negócios, focando principalmente na venda de leitos e serviços, como Alimentos e Bebidas. Desta forma, o responsável tem mais controle sobre o empreendimento e pode prever problemas e encontrar soluções.
 
Segundo estudo do ITH, o uso deste recurso poderia resultar em economia de até 30% na gestão de ativos. Isto pode gerar lucros inclusive na hora da venda do prédio, já que soluções para um melhor aproveitamento do espaço terão sido adotadas.
(Redação)