(imagem: ambientebrasil.com.br)
 
Os empresários da rede hoteleira de Santa Catarina investem cada vez mais na preservação do meio ambiente, equilibrando os interesses econômicos e a proteção ambiental da região.

 

É o caso do Plaza Itapema Resort & Spa, construído no município de Itapema (SC) há 35 anos. Segundo Carlos Henrique Schmidt, gestor do empreendimento, as ações desenvolvidas no hotel contribuem para a diminuição do impacto do desenvolvimento junto à natureza.

 

“Temos coleta seletiva de lixo, usamos lâmpadas econômicas, lenha para o aquecimento da água evitando combustíveis fósseis, aproveitamos o calor de rejeito do ar-condicionado para o pré-aquecimento da água para o consumo, tratamos os efluentes e promovemos palestras sobre ecologia e meio ambiente”, afirma o executivo. 

 

A Pousada Ilha do Papagaio também é um modelo de equilíbrio econômico e ambiental. Para Renato Sehn, responsável pela unidade, a união com ongs, poder público e associações comunitárias facilita o desenvolvimento do turismo sustentável. “Por meio dessas parcerias, reaproveitamos os alimentos que seriam descartados para nutrir as galinhas, que abastecem a pousada com ovos orgânicos, reciclamos o óleo de cozinha e produzimos adubo com o descarte de plantas do nosso próprio jardim. Além disso, separamos o lixo reciclado e otimizamos o uso da água e da energia elétrica”, completa.

 

Segundo dados da Santur, órgão oficial do turismo de Santa Catarina, 68% dos visitantes procuraram o estado por seus atrativos naturais em 2007.

(Aline Cambuy)

 

Serviço

www.papagaio.com.br

www.plazahoteis.com.br