A Hyatt Hotels anunciou nesta semana – a notícia foi divulgada pelo jornal norte-americana LA Times – que irá tirar da programação todo o conteúdo pornográfico, exibido por meio de TV em todas as suas unidades no mundo.

A ação acompanha a decisão tomada anteriormente por outras grandes redes como a Marriott e a Hilton, que já haviam retirado, em 2011 e 2014, respectivamente, todo o conteúdo pornográfico de suas programações.

Segundo a nota, a Hyatt não explicou muito por qual razão tomou a decisão, disse somente que as opções de entretenimento nos quartos são apenas uma pequena parte da experiência do hóspede e que a rede está avaliando constantamente essas questões e por isso tomou a atitude em tirar o conteúdo adulto dos sistema de video on-demand de qualquer hotel operado por ela.

Porém, alguns experts da indústria da hospitalidade dizem que a razão da remoção pode estar vinculada parcialmente com a queda da receita com esse tipo de entretinemento, já que muitos hóspedes têm utilizado seus próprios equipamentos para assistir filmes ou ficar dentro do mundos dos jogos on-line.

Um estudo recente feito pela PKF Hospitality Research descobriu que a receita anual nos Estados Unidos oriunda do segmento de video on-demand caiu de US$ 339 para R$ 107, por quarto, considerando o período entre os anos de 2000 e 2014.

Outras razões da queda no faturamento incluem a insegurança dos hóspedes em prover o número de seus cartões de crédito, além do aumento considerável do número de viajantes executivos do sexo feminino, cuja maioria não cria demanda para esse tipo de entretenimento.

A Hyatt opera 618 propriedades com mais de 160 mil habitações em todo o mundo. Marriott e Hilton estão quase empatados, com 729 mil e 731 mil quartos, respectivamente. Se considerarmos uma média entre as duas últimas, em nível global, estamos falando de uma renda de quase US$ 40 milhões por ano.

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hyatt.com