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Sex 17 Mar 2017

14º RMNow Basic quebra mitos e paradigmas do revenue management na hotelaria

Alunos do 14º RMNow Basic com Peter Kutuchian, Waléria Fenato e Gabriela Otto
(foto: Jessica Franco)

A consultora e especialista em hospitalidade Gabriela Otto finalizou hoje (17), no Intercity Interative Jardins, em São Paulo, o 14º RM Now Basic, idealizado pela GO Associados e pelo Hôtelier News. Realizado em três dias, o curso abordou temas como a definição do revenue management; histórico da prática no Brasil e no mundo; nomenclatura de RM; análise de demanda (onde buscar dados históricos); como mapear o comportamento do consumidor; análise da concorrência; segmentação eficiente - a base do RM; entre outros. Além de Gabriela, Waleria Fenato também ficou responsável por ministrar metade das aulas na atividade.

Julia Bruner, do LSH Barra Hotel, no Rio de Janeiro
(fotos: Hugo Massahiro Okada)

Para a participante Julia Bruner, da equipe do LSH Barra Hotel, no Rio de Janeiro, foi justamente a segmentação e o bom posicionamento dos empreendimentos os temas que mais lhe chamaram a atenção: "Eu vejo o RM como o futuro não apenas no sentido de maximização de receitas, mas como ferramenta de posicionamento de mercado, que auxilia na segmentação do empreendimento e da marca, na utilização da distribuição on-line da forma correta, permitindo ao gestor entender em quais prateleiras colocar o seu produto, onde mostrá-lo e como chegar a uma tarifação correta para atingir o seu público alvo e as metas estabelecidas".

Raquel Amaro, do Best Western Premier Americas, no Rio de Janeiro

"Eu acho que o curso é bem esclarecedor no sentido de analisarmos o que estamos fazendo hoje e como podemos mudar, melhorar. Gabriela nos aponta como identificar os erros e corrigi-los com sabedoria. Vou conseguir utilizar muito do conteúdo no dia a dia, implementando novos procedimentos para o alcance das metas pré-estabelecidas pela unidade. Estou bem satisfeita", disse Raquel Amaro, do Best Western Premier Americas no Rio de Janeiro.

Para Gabriela Otto, as constantes inovações no conteúdo e na forma como o mesmo é aplicado é uma das razões do crescimento da procura pelo curso. "Fechamos essa turma com uns dois meses de antecedência, criando inclusive uma lista de espera. Foi a maior procura que tivemos. Acho que a característica mais relevante é o quanto os participantes interagem com os temas. Cada vez mais eles vêm com conhecimento mais apurado, com a visão mais ampla e domínio de termos próprios do mercado. Os debates também têm sido mais acirrados, o que eu aprecio e considero muito positivo para a assimilação do conteúdo", explica a consultora.

Expansão do revenue management
"As pessoas estão entendendo que precisam resgatar o poder de negociação, o poder de precificação e que não há mais espaço para ser dependente de intermediários. É preciso saber negociar, estar em todos os canais, com boas negociações. Em termos de gestão de receitas, elas também estão compreendendo que não adianta apenas investir em ferramentas tecnológicas sem o conhecimento humano e sem treinamento", pontua a professora.

Outro diferencial da edição, foi a participação de colaboradores de diferentes departamentos dos hotéis, como o Marketing e recepção. "É uma coisa nova, temos nesta edição profissionais de Marketing, e-commerce e recepção. Todos aprofundando seus conhecimentos de RM que é organizar a estratégia da casa e distribuição, que é colocar essa estratégia em prática no mercado", completa.

"Vim em busca de um curso que me permita melhorar minhas práticas na recepção, focando no posicionamento e no aumento das vendas. Já contavámos com o suporte de uma equipe de RM, e agora quero aplicar esses conhecimentos de forma gradativa a fim de obter uma boa performance", declarou Marinalva Lima, da recepção do Intercity BH Raja, na capital mineira.

"Este ano ainda temos mais uma edição do Basic e mais uma do Advanced. A expectativa é continuar recebendo esse mix de pessoas, de diversos Estados do País, de redes, independentes, e colaboradores dos hotéis que estão envolvidos na estratégia comercial, não necessariamente como revenue managers, mas atuando como, e também os principais tomadores de decisões", finaliza Gabriela.

A próxima edição do RM Now acontece também no Intercity Interative Jardins entre os dias 9 e 11 de agosto. As inscrições já estão abertas e são apenas 27 vagas. 

Serviço
rmnow.com

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