Ontem (28), segundo dia da 45ª Abav Expo Internacional de Turismo & 48º Encontro Comercial Braztoa, foi marcada pela primeira reunião ordinária das entidades que compõem a Câmara Temática do Plano Nacional de Turismo, reativada pelo Ministério do Turismo, há cerca de um mês. A ABR (Associação Brasileira de Resorts), representada pelo seu presidente Luigi Rotunno, faz parte do grupo ao lado de outras 19 entidades.

Coordenada por Alexandre Sampaio, presidente da FBHA (Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação), a Câmara Temática tem o objetivo de definir as diretrizes do Plano Nacional de Turismo de 2022. No primeiro encontro, foi apresentado o cronograma que prevê mais quatro reuniões, até o final do ano, para identificar problemas, definir ações prioritárias, consolidar a proposta e, por fim, apresentar o texto revisado ao Conselho Nacional,  no início de dezembro.

Rotunno teve atuação importante na reunião e defendeu o planejamento com objetivos em curto prazo, diante do pouco tempo que o grupo tem para atuação. “Utilizar métodos escaláveis, com planos de ciclos curtos, torna o trabalho mais executável. Estamos em uma era tecnológica em que tudo muda com grande velocidade e temos que ganhar tempo com o uso da tecnologia nesse plano”.

Os demais integrantes presentes também apresentaram suas sugestões e um ponto foi unanimidade: há a necessidade de trabalhar com metas bem definidas para que o trabalho não se perca até que o plano esteja concluído. “O turismo é uma indústria moderna e pode ajudar, sim, a aumentar do PIB do Brasil. Agora, temos urgência para gerar empregos e evoluir o turismo brasileiro”, finalizou o presidente da ABR. A próxima reunião dos integrantes da Câmara Temática do Plano Nacional de Turismo está marcada para outubro, em Brasília (DF).

* Foto: divulgação/ABR/Renata Santos