Um dos Estados nordestinos presentes na Abav Expo 2017, Alagoas divulga seus mais de 31 mil leitos hoteleiros  – 54% deles localizados na capital. Sandra Villanova, assessora especial e a superintendente de Turismo, assegura que esta oferta está prestes a crescer. Cerca de cinco mil leitos estão previstos para começar a funcionar até 2018. “Com estes novos hotéis, deixaremos o destino mais atrativo, tornando-o mais competitivo”, estima a dirigente. 

Além disso do aumento na capacidade de hospedagem, os resultados de ocupação do destino também são positivos para o mercado local. Apesar do período de chuvas durante o ano, houve crescimento na porcentagem de quartos ocupados: 75% da oferta ficou preenchida no período de chuvas. “Com essa chuva, ficamos muito preocupados, mas aceleramos na capacitação de agentes, fechamos parcerias com companhias aéreas. Tudo fez com que conseguíssemos manter essa marca na ocupação”, explica a assessora.

Número de desembarque
Outro motivo de alegria para Sandra Villanova é o número de desembarque de turistas internacionais, formado principalmente por argentinos, que alcançou a marca de 300% em comparação com o ano passado. “A secretaria de Turismo tem trabalhado bem próximo com as companhias aéreas, incluindo voos diretos com Buenos Aires todos os sábados, que para mantê-los cheios, investimentos em capacitação com agentes de viagens. Isto trouxe esses acréscimos que foi muito bom para nós”, comemora.

Próximos feriados e festividades
A perspectiva, ainda de acordo com a superintendente de turismo, é que durante os próximos eventos festivos, como Natal e Réveillon, a taxa de adaptação entre 85% e 90%. A média anual é prevista com taxa de ocupação de 75%.

* Foto: Felipe Lima