João Bueno, diretor executivo da ABR
(foto: Peter Kutuchian)

Participando da 44ª Abav Expo, evento que termina hoje (30) no Expo Center Norte, em São Paulo, a ABR (Associação Brasileira de Resorts) foi a maior representação de meios de hospedagem na feira, congregando em um espaço cooperado, cerca de 20 resorts do seu quadro de 50 empreendimentos associados. 

Para João Bueno, diretor executivo da entidade, o atual momento que o turismo de lazer vive no País demonstra que o segmento já faz parte da cesta de consumo do brasileiro. “Viajar se tornou um hábito para o cidadão do Brasil e os resorts têm aproveitado esse momento do mercado”, diz o executivo, citando que alguns empreendimentos associados à ABR registraram, em julho deste ano, índices de ocupação entre 80 e 90%, principalmente aqueles situados no Nordeste e no interior dos Estados.

Índices do setor
Bueno revelou também que, em outubro, a ABR irá divulgar os índices médios do setor como Diária (DM) e Ocupação (OCC). “Além dos índices normais, queremos compilar outros indicadores para que sejam aproveitados nos grupos de discussão e que fomentem estudos para os investidores do setor”, comenta o diretor executivo da ABR. "O setor carece de índices e temos uma carteira significativa de resorts associados, distribuídos pelas principais regiões do País, que podem fomentar as estatísticas", completa.

Além da entidade que congrega 50 resorts no País, outrora conhecida por Resorts Brasil, apenas o Fohb (Fórum de  Operadores Hoteleiros do Brasil) apresenta índices significativos, que são divulgados pelo seu boletim Infohb.

As demais entidades ligadas ao setor hoteleiro como ABIH Nacional (Associação Brasileira da Indústria de Hotéis) e FBHA (Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação) ainda não iniciaram o processo para o levantamento de dados, para que assim toda a cadeia se beneficie de índices que possam nortear as ações e, acima de tudo, demonstrar a importância do setor perante a economia brasileira.

Serviço
abavexpo.com.br
abr-resortsbrasil.com.br