Em solenidade de abertura com a presença de políticos e comandantes de associações relacionadas ao turismo, começou há pouco a edição 2017 da Abav Expo. Edmar Bull, presidente da Abav Nacional e anfitrião do evento, fez o discurso inaugural ressaltando a necessidade de medidas governamentais que confiram maior atenção a atividade turística. Em tom de cobrança, o dirigente pediu maior empenho na resolução da Lei Geral do Turismo, que tramita pela Câmara do deputados.

“Nós sabemos que o ministro [que estava presente na ocasião] está trabalhando firmemente para que esse cenário mude e embora não tenhamos tido êxito anteriormente, acredito que agora é a hora de conseguirmos melhorias para o setor", discursou o presidente.

Bull também fez questão de frisar algumas palavras que, segundo ele, dão a tônica do momento vivido pelo setor. União e reconstrução foram os termos escolhidos para pormenorizar o atual momento. "A reconstrução que cito depende de iniciativas conjuntas. Temos que somar esforços para superar os obstáculos e assim chegarmos aos nossos objetivos". 

Ainda segundo informou o presidente, a expectativa é que os próximos três dias superem as projeções feitas. Até o início da feira, havia 23 mil profissionais inscritos mas a organização já cogita receber 28 mil visitantes. 

Outro discurso de impacto na cerimônia ficou por conta de Magda Nassar, presidente da Braztoa. A dirigente – única voz feminina entre os discursos – lembrou a relevância econômica que o turismo tem para frisar a necessidade que o segmento tem de receber olhares mais atentos dos governantes. “Somos o maior país do continente. Acabamos de realizar dois mega eventos, como a Copa e a Olimpíada, e continuamos a atuar como coadjuvantes”.

Magda apontou para os países vizinhos como exemplo a ser seguido. Segundo ela, nações da própria América do Sul dão exemplo de como se deve dar atenção ao turismo. “O setor responde por 6% do PIB da Colômbia. Em 2016 o destino teve um crescimento de 14% no setor. Já o Chile, por sua vez, cresceu 26%, com representação de 10% do PIB. São eles que devemos aplaudir”. 

A presidente da Braztoa também tocou no ponto da Lei Geral do turismo e pressionou o MTur para ter uma postura mais ativa.

A Abav Expo acontece até sexta-feira (29), no Expo Center Norte, em São Paulo.

* Foto: Filip Calixto