Marx Beltrão e Sérgio de Sá Leitão, ministros do Turismo e da Cultura, respectivamente, tiveram um bom tempo da atenção entre os discursos na abertura da Abav Expo 2017, em São Paulo. Ambos ressaltaram a necessidade da cooperação entre os ministérios do governo federal e ponderaram a diminuição das burocracias como ponto fundamental para o desenvolvimento do turismo.

Para Beltrão, a relevância do segmento na balança econômica do País já deveria ser um facilitador quando o assunto são os entraves para empresários. "Costumo dizer que burocracia é desculpa para gestor preguiçoso. E nós – políticos – precisamos tirá-la do caminho para que os empresários possam gerar renda e emprego para este País".

O ministro ainda defendeu bandeiras levantadas por líderes do setor e prometeu ajuda em questões sensíveis para as associações de classe. Entre os pontos o dirigente se diz a favor estão pautas como a transformação da Embratur em uma agência autônoma, a Lei Geral do Turismo, a ampliação do capital estrangeiro nas companhias aéreas e a facilitação de vistos para turistas estrangeiros. 

No mesmo tom o representante do Mtur, Sérgio de Sá Leitão falou da burocracia do Estado brasileiro. "O Brasil precisa dar mais liberdade ao empreendedor".

* Foto de capa: Filip Calixto