Notícia modificada às 22h15

Em comparação a instabilidade vivenciada no ano passado, a rede Bourbon Hotéis e Resorts protagoniza hoje um crescimento médio de 10% na ocupação face ao ano anterior. O resultado ganha um contorno ainda mais animador porque na contramão do alto desempenho, o setor de eventos teve uma queda de 20% desde o início de 2017, compensado pela alta de lazer, que acabou gerando o resultado positivo na média geral.

Ainda que o segmento responda por até 80% da ocupação dos resorts, a situação não chega a ser preocupante porque os números de lazer estão crescendo, mas pede que a rede abra espaço para se considerar outras formas de se posicionar no mercado. Conforme Rosy Javalberg, gerente de Contas da rede, o perfil do segmento de eventos mudou muito e é necessário se adequar a essas mudanças.

“Antigamente os eventos costumavam durar de três a quatro dias, hoje as empresas ficam no máximo dois dias e trazem menos pessoas. Isso tem tudo a ver com o cenário político e econômico do País, que ainda está instável. Então quando há perspectiva de melhora, logo acontece algum escândalo e as empresas voltam a segurar os gastos”, explica Rosy.

Para a profissional, as empresas estão jogando conforme o placar ditado pela economia, e isso impacta nos resultados dos empreendimentos em geral. O que ela percebe no cenário hoteleiro é um aumento da competitividade e, entrando na disputa, a rede traz facilidades e ajustes de preço para atender especialmente ao setor de lazer.

Ainda conforme Javelberg, os mais criativos estão ganhando a corrida. “quando a grama é alta é fácil comer, mas e quando está baixa?”.

* Foto de capa: divulgação/Abav Expo