Iniciada hoje (27), a Abav Expo, por meio de seus organizadores, realizou uma coletiva para falar das minúcias do encontro que segue ocorrendo atá a próxima sexta-feira (29), em São Paulo. Edmar Bull, presidente da Abav, Magda Nassar, presidente da Braztoa, e Marco Ferraz, presidente da CLIA Abremar, apresentaram alguns números concernentes ao evento e relacionados ao segmento de viagens no País. 

Segundo apresentado pelos representantes, este ano, a feira conta com 226 compradores convidados, 800 participantes em caravanas, 388 expositores e co-expositores. Isso distribuído em 25 mil m² de espaço, representando um aumento de 1 mil metros quadrados em relação ao ano passado. A feira reúne 1.164 marcas e aproximadamente 8 mil inscrições prévias para o Vila do Saber. Segundo Edmar, a estimativa é que até sexta-feira, o número de visitantes alcance os 28 mil.

A coletiva serviu também para divulgar algumas informações do Censo Big Data, que aplica pesquisa eletrônica visando identificar o porte, segmento, perfil do público, posição de mercado, entre outras informações de diferentes empresas. A amostragem do censo conta com 24,4% dos 2473 associados da Abav.

Abaixo alguns dados do Censo:

–  65,60% dos associados emitem de 0 a 250 passagens, 16,90% de 251 a 500 passagens e 17,50% correspondem a uma venda acima de 501 passagens.

–  76,70% dos associados reservam até 250 quartos por mês, 14,10% corresponde a venda entre 251 e 500 reservas e 9,5% superam mais de 501 vendas.

–  93,20% das associadas Abav fazem até 250 reservas de veículo por mês. 6,80% superam essa faixa.

–  85,30% dos associados emitem até 250 vouchers de seguro de viagem. Os outros 14,7% superam o número de 251 emissões.

– 87% das agências associadas atingem até 250 vendas de pacotes de viagens nacionais. Os outros 13% ainda ultrapassam esta faixa. Enquanto isso, para os pacotes internacionais, 92,70% das agências venderam até 250 pacotes, deixando os outros 7,30% com vendas acima de 250 por mês.

– Dentre os associados, 97,20% venderam até 250 pacotes de cruzeiros por mês. A maioria da outra parcela atinge a média entre 251 à 500 pacotes.

– 99,80% dos associados venderam a média entre 0 e 500 passes de trem, deixando apenas 0,20% ultrapassarem esta marca.

– 93,40% dos associados Abav venderam até 250 passagens rodoviárias por mês, enquanto o restante conseguiu atingir ou ultrapassar a faixa de 251 vendas.

– 60,30% das associadas conseguiram uma rentabilidade média de até R$ 60 mil. 30,30% atingiram a faixa entre R$ 60 mil e R$ 360 mil. O outros 9,40% ultrapassaram uma marca lucrativa superior a R$ 360 mil por mês.  

– R$ 47,5 bilhões pelas 2.473 de agências associadas Abav, incluindo operadoras da Braztoa, da Abracorp e de Air Tkt, entre o segundo semestre de 2016 e o primeiro semestre de 2017.

* Foto de capa: Felipe Lima