Há muito, as ofertas ocasionais da Black Friday daixaram de ser atreladas a produtos do varejo e passaram a existir em outros mercados. Isso inclui o universo da hotelaria que, por meio das redes e OTAs, aproveitou a data para colocar tarifas especiais na praça. Um desses casos foi a ação feita pela Meliá International no Brasil, que ampliou o período de promoções para uma semana e obteve bons resultados. A Black Week da rede rendeu acréscimo de 39% na receita, ante ao mesmo período no ano passado.

O número de pernoites vendidos também subiu. Incremento de 41% sobre a promoção de 2016. "Na comparação com o ano passado, os nossos resultados foram de crescimento substancial", pontua Fernando Gagliardi, diretor de Marketing e Vendas da Meliá Hotels International para o mercado brasileiro. De acordo com ele, a decisão de ampliar as datas foi fundamental para a performance.

"Obviamente, tinhamos a intenção de vender mais. Mas ampliar o período de ofertas também tinha outras intenções como distribuir melhor o tráfego de clientes e potenciais compradores no nosso site, evitando que as compras não fossem efetuadas por problemas no processamento", acrescenta o diretor. As tarifas com preços facilitados dentro do portal da rede espanhola tiveram preços menores entre 21 e 28 deste mês.

Os empreendimentos com características de hotéis de lazer foram os mais procurados – e também os mais ofertados – no período. Essa característica é explicada pela época do ano, com a aproximação do Verão e do período de férias.

Meio de hospedagem do Brasil e de fora dele participaram da ação comandada pela equipe de Vendas. "A gente analisa quais hotéis são mais interessantes para vender no período e fala com eles para saber do interesse em participar e com quais condições. Então nós, do corporativo, entramos com a proporta e as ações de marketing e divulgação e o hotel com a oferta", explica Gagliardi quando perguntado sobre a escolha dos hotéis participantes.

O executivo ainda explica que esta é apenas uma ação dentro de vendas dentro de um calendário que ao longo do ano, motivado por datas especiais, lança algumas ofertas pontuais. 

* Foto de capa: arquivo HN