Um painel de especialistas da hotelaria, organizado durante a sessão de abertura da Boutique Hotel Summit 2011, que aconteceu em Londres, Reino Unido, levantou as dez mais importantes tendências observadas nos hotéis boutique. 
 
O painel reunia figuras da hotelaria como Ben Elliot, fundador da Quintessentially – multinacional inglesa especializada em consumo de luxo; Catherine Martin, editora assistente da revista Sleeper – publicação sobre design e arquitetura de hotéis; Philippe Bijiaoui do hotel Missoni; Mark Cannata, chefe de Cultura e Patrimônio do estúdio de arquitetura HOK; e Andrew Coutts, presidente e CEO do grupo ILM – empresa especialista em prestar consultoria estratégica, desenvolvimento e serviços de gerenciamento de ativos para hotelaria, turismo e lazer. A sessão foi moderada por Russel Kett, diretor geral da HSV Londres.
 
Para eles, as dez tendências mais notáveis nos hotéis boutique são:
 
1. Experiência e integridade: os hóspedes do hotel boutique estão buscando algo diferente do convencional. É essencial dar-lhes uma experiência para recordarem-se com afeto, e isto é mais importante do que ficar obcecado com detalhes do projeto de design.
 
2. Clubes: há uma proliferação de clubes e associações incorporadas a hotéis boutique, particularmente nos principais mercados urbanos, como Londres e Nova York.  
3. Cuidar do meio ambiente: um grupo pequeno, mas crescente, de viajantes são extremamente preocupados com as causas ambientais. Os hotéis boutique podem responder a esses interesses com uma variedade de serviços para oferecer produtos frescos, sazonais e de origem local.
 
4. O boutique agora faz a linha econômica: até agora, os hotéis boutique têm trabalhado na extremidade superior da escala de preços, mas há uma ampla gama de hotéis boutique baratos que podem oferecer um serviço tão bom quanto os mais caros.
 
5. Tecnologia nas habitações: é importante que os hotéis boutique ofereçam itens de tecnologia, mas fáceis e práticos de se usar.   
 
6. Autenticidade: hotéis boutique são especialmente adequados para a conversão de prédios históricos e de atrações. Desta forma, tomando cuidado com os materiais utilizados e com a estrutura original da edificação, pode ser construído um hotel sustentável num ambiente genuíno.
 
7. Variedade: Nos boutique pode-se tirar proveito de flexibilidade e independência, oferecendo quartos concebidos individualmente, em vez de ofertas padrão. 
 
8. Serviço, não marca: os clientes estão buscando o boutique para interagir com o hotel, e com gente apaixonada que possa oferecer um grande serviço, não uma empresa de marca internacional. 
 
9. Boutique B&B: há uma tendência significativa no sentido de oferecer B&B – propriedades com design diferenciado – e uma série de serviços de valor acrescentado e experiências disponíveis, como chefs convidados, degustações de vinho etc.
10. Hotéis lifestyle: enquanto as grandes redes internacionais têm dificuldade em replicar a verdadeira experiência boutique, cada vez mais se concentram no modelo 100-200 quartos de hotel usando suas economias de escala e experiência de gestão.