Alexandre Zubaran, 
empresário e consultor do segmento de turismo
(foto: Filip Calixto)

Num dos últimos atos do 10º Encontro da Hotelaria e Gastronomia Mineira, Alexandre Zubaran, empresário e consultor do segmento de turismo, falou sobre o conceito de inteligência competitiva, que, em linhas gerais, é a capacidade de rentabilizar a expertise em determinada área de atuação. De acordo com o palestrante, para que um empreendimento possa ter eficiência operacional otimizando seu trabalho junto ao cliente essa caracterítica é indispensável, pois apenas dessa maneira é possível atender sem perder qualidade e transformar seu trabalho em ganho real de capital.

Como exemplo para o conceito em questão, Zubaran usou um acontecimento cotidiano. "Imagine que você está prestes a sair de casa e entra em dúvidas sobre a possibilidade de chover ou não. Nessa situação, qualquer pessoa segue alguns passos que vão da captação de informações até uma tomada de decisão", ilustra. Com esse cenário, a inteligência competitiva, segundo ele, é a ação que faz do conhecimento adquirido com a situação uma possibilidade de angariar recursos.

"É como se, diante dessa realidade de indecisão sobre a chuva, alguém reunisse alguns guarda-chuvas e fosse vender em frente a um prédio comercial com pessoas que fatalmente iriam precisar do objeto. Isso é inteligência competitiva", completa.

Realizado em Ouro Preto, o evento em que a palestra aconteceu reúne profissionais da hotelaria de diversas cidades mineiras. As atividades se encerram hoje (28).

Serviço
www.encontrohotel.com.br