De Florianópolis, SC*


Palestrante fala aos presentes no Encatho & Exprotel
(foto: Juliana Bellegard)

Primeiro ciclo de palestras do Encatho & Exprotel, o Simpósio de Governança e Manutenção Hoteleira trouxe Márcio Schultz, presidente do Instituto Rennove, e Cesar Hunhoff, da Lava Sul Higienização Têxtil. Os convidados discutiram temas referentes à gestão – competências emocionais – e a aspectos técnicos – ciclo de lavanderias -, aproximando-se de situações do dia a dia dos profissionais deste segmento.

Após a abertura da relações públicas Lara Perdigão, Schulz iniciou os debates da manhã falando sobre As competências emocionais e o eneagrama na gestão de pessoas. "72% da força de trabalho brasileira está desengajada" – com este dado, o palestrante explica que o vínculo emocional é um fator importante para o bom desempenho dentro da empresa. E isso é fruto da compreensão de que as pessoas são diferentes, e a estratégia de gestão de pessoas dele levar isso em conta.

Ele citou uma pesquisa do Instituto Gallup que buscou características em comum entre profissionais de alto desemepenho e apontou que apenas o alto desempenho era ponto comum. O psicoterapeuta contrapôs algumas competências e os vícios recorrentes, tais como a persistência e o perfeccionismo exagerado, a prudência e o medo, a tolerância e a apatia, o gosto pela superação e a intimidação. "É importante reconhecer isso em si e também nos outros, não para mudá-los mas para lidar com cada um ", apontou, destacando a importância de uma gestão baseada nesta criação de vínculo entre as pessoas. 

Lavanderia
Em seguida, Cesar Hunhoff falou sobre o processo de higienização de enxoval, destacando a necessidade de harmonizar os procedimentos de toda a cadeia envolvida. "O manuseio é tão importante quanto a lavagem em si. Começa com a retirada dos lençóis, por exemplo, dos quartos pelas camareiras", exemplificou ele. Além deste ciclo por onde os itens passam, outros fatores também interferem na durabilidade do tecido.

"Muitos gestores, na hora da compra do enxoval, preferem comprar preço em vez de qualidade. Isso acarreta em problemas lá na frente", definiu, reforçando que é preciso estar atento à gramatura e à composição do tecido, pesquisar as diferentes linhas dos fornecedores. Qualidade da água e dos produtos usados na higienização, uso de químicos inadequados na limpeza – como vinagre e limpa vidros, por exemplo -, e equipamentos da lavanderia própria ou terceirizada também fazem com que seu enxoval tenha uma vida útil maior.

As palestras seguem ao longo do dia. O Encatho & Exprotel acontece até sexta-feira (29) no Centro Sul, em Florianópolis. 

Serviço
encatho.com.br

*A reportagem do Hôtelier News viaja a Florianópolis a convite da ABIH-SC