De Florianópolis, SC


Vadis Luiz da Silva, sócio da Gestour Brasil
(foto: Juliana Bellegard)

"O turismo brasileiro é offline" – Assim, Vadis Luiz da Silva, sócio da Gestour Brasil, iniciou sua palestra no Encatho & Exprotel, que acontece até amanhã (29) em Florianópolis (SC). Tratando do tema Tecnologia na hotelaria – e-Marketplace do turismo, o executivo destacou o fato do turismo viver o que ele descreve como um apagão digital, apontando números sobre a falta de conectividade do setor e especialmente da hotelaria.

"O setor aéreo é o que mais vende pela internet – são cerca de 85% das vendas feitas por este canal. O segundo segmento com maior percentual de vendas é a hotelaria – hotéis, não pousadas, nem resort", colocou o executivo, argumentando que, se o Brasil tem cerca de 30 mil meios de hospedagem, menos de 3.000 têm reservas sendo feitas online. "Muitos até estão presentes na internet, mas com páginas meramente institucionais", completou ele.

Dentro deste cenário, o executivo lança uma provocação para a plateia: "vamos pensar em algo novo para o turismo nacional? Vamos ampliar este bolo?". Uma rede fortalecida do setor, que trabalhe em conjunto pensando no interesse maior de destacar o Brasil como produto turístico é a proposta de Silva. Para isso, diz ele, é preciso acreditar na democratização e na universalização do setor, no empoderamento dos profissionais e no espírito empreendedor dos empresários.

Tendo estes pilares, e também o empreendedorismo social, como base, a Gestour Brasil foi criada, conforme conta o palestrante. "Queremos um País com mais turismo. Queremos entregar para os clientes variedade de produtos, preço e conveniência", descreveu ele. "Nosso objetivo é dotar o mercado nacional de um e-Marketplace, possibilitando que qualquer empreendedor possa ser acelerado como varejista digital, sem canibalizar o setor", destacou Silva.

Serviço
www.encatho.com.br

*A reportagem do Hôtelier News viaja a Florianópolis a convite da ABIH-SC