De Florianópolis, SC*

Paulo Correa, gerente de Infraestrutura do Il Campanário
(foto: Juliana Bellegard)

Organização e tecnologia como aliados da operação – com este mote, Paulo Correa, gerente de Infraestrutura do Il Campanário, instalado na praia de Jurerê Internacional, em Florianópolis, apresentou o case de manutenção do empreendimento na tarde de hoje (27) no Encatho & Exprotel. "O setor é muito visto como uma equipe que só conserta as coisas, troca a lâmpada. Para entender o trabalho da Manutenção é preciso entender que ela abrange muitas áreas do hotel, desde estrutura hidráulica e elétrica até jardinagem", descreveu ele.

O complexo, que é referência na hotelaria da capital catarinense, é todo automatizado, de forma que o departamento é dividido em Manutenção e Automação, e conta com uma estrutura física com sala de coordenação, almoxarifado, estoque de peças e componentes, oficina de consertos e marcenaria, entre outros espaços. Ali, explicou o executivo, o setor busca ser independente de prestação de serviços externa, realizando o máximo possível dentro do próprio empreendimento.

"Cada vez mais, temos dificuldade na contratação de profissionais e fornecedores. Por isso, nosso objetivo é ser cada vez mais autossuficientes, focando na agilização dos serviços e na redução de custos", apontou, destacando que nem sempre a contratação de um colaborador a mais para dentro do hotel é um custo a mais – ao contrário, é um custo-benefício positivo. "Sempre busco trabalhar com uma equipe multifuncional, investir em qualificação para enfrentar a falta de mão de obra", completou.

Retomando a palestra inicial, na qual Márcio Schultz falou sobre competências emocionais, Correa destaca que os colaboradores do empreendimento passam por treinamentos técnicos e comportamentais de forma alternada, para que sua formação seja completa. "Neste ano, abordamos o tema Não vemos as coisas como elas são verdadeiramente, mas vemos as coisas como somos", revelou o executivo.

Sinergia de setores
Pela primeira vez, o setor de Manutenção participa em conjunto com o seminário de Governança, e a atuação conjunta destes setores é tema da palestra de Ana Karina Lessa, engenheira e especialista em gestão de Qualidade. "Temos que trabalhar com a ideia de que a Manutenção não é um setor que serve a Governança, mas que são duas áreas que trabalham juntas para servir o hóspede", definiu a executiva. A busca pela excelência do produto ofertado é a meta única.

A organização de planejamentos para ambos setores e alinhar os procedimentos são o primeiro passo para o melhor desempenho das equipes. "É preciso compreender a função de cada uma das áreas: a Manutenção deve proporcionar a disponibilidade dos apartamentos para a operação. Já a Governança deve deixar as acomodações prontas e preparadas para serem vendidas e ocupadas pelos hóspedes", apontou a Ana Karina. É importante ter uma programação de atividades, alinhando as ações preventivas e tomando cuidado para um setor não interferir na atuação do outro, avaliando o momento certo de agir.

Ela ainda sugere treinamentos com os colaboradores para que não só os gestores, mas também a equipe conheça alguns procedimentos básicos das duas áreas, tendo um check-list em conjunto para alguns itens. "São pequenos detalhes que podem ser inseridos na operação padrão, pensando em como contribuir para a eficiência da Manutenção e da Governança", delcarou.

O Encatho & Exprotel acontece até sexta-feira (29) no Centro Sul, em Florianópolis. 

Serviço
encatho.com.br

*A reportagem do Hôtelier News viaja a Florianópolis a convite da ABIH-SC