De Florianópolis, SC*


Exprotel contou com cerca de 30 empresas expositoras
(foto: Juliana Bellegard)

Tecnologia da hotelaria. Este é o tema central do Encatho & Exprotel deste ano, que acontece nesta semana em Florianópolis. Além de presente nos seminários e palestras, a tecnologia também é destaque na feira de fornecedores, que conta com uma série de empresas exatamente voltadas para este segmento, oferecendo serviços de softwares de gestão hoteleira, distribuição e até montagem de websites, buscando atender uma demanda reprimida do mercado catarinense.

Novos no mercado, a Hosped.in tem no segmento de pequenos e médios empreendimentos seu principal foco. "Entendemos que os proprietários de pousadas, por exemplo, precisam de um custo mais convidativo, e também buscam ferramentas mais simples, pois não têm domínio dos sistemas mais complexos e acabam não utilizando-o em todo seu potencial", define Joelson de Abreu, diretor administrativo da companhia. Catarinense com grande parte de seu portfólio em São Paulo, a companhia busca apresentar-se para o mercado de Santa Catarina, "ter contato direto com estes potenciais clientes", completa.

Quem também está presente na feira para reforçar sua marca junto à hotelaria local é a Check-In, que teve 75% das ações compradas pela empresa GPinheiro e por Fábio Adriano, que agora atua como CEO da companhia. Na Exprotel, o executivo apresenta o novo posicionamento da empresa e dá uma prévia do lançamento que fará na Equipotel, que acontece em setembro em São Paulo, da nova versão do NetHotel, que recebeu investimento de R$ 1 milhão.

"21% das reservas hoteleiras em 2014 foram feitas por meio de um smartphone. Quem não tem tecnologia para atender estes clientes, está entregando grande parte do seu market share para os intermediadores", aponta Diego Corrêa, da HSystem. Com sede em SC, a companhia destaca que o uso de suas ferramentas, além do compromisso de dobrar as reservas online, também é um precedente obrigatório para quem quer trabalhar o revenue management em seu hotel, segundo o executivo.

Mobile
Já tradicional no mercado, a Bematech é parceira antiga da feira e caracteriza como essencial sua presença no evento, uma vez que a companhia tem muitos negócios na região Sul de modo geral. "Temos como filosofia pensar em soluções que deixem o dia a dia dos nossos clientes mais fácil", destaca André Noer, gerente de Relacionamento da companhia. Na Exprotel, a empresa apresenta busca atingir diferentes nichos de mercado trazendo seu variado portfólio de soluções.

"Queremos que os pequenos meios de hospedagem também tenham acesso às tecnologia de ponta", define o executivo. Isso porque a companhia conta com soluções como o Bematech CMNet Reservas, que atende empreendimentos de diferentes portes no âmbito de distribuição e vendas online, e o Bematech CMNet Hotal Special, um software de gestão especialmente voltado para as pousadas. "Também temos uma suíte de aplicação mobile para os hotéis pequenos", diz Noer, destacando o room service, manutenção, check-in e governança online como principais funcionalidades.

Em palestra durante o THOR (Turismo e Hotelaria Recebe), seminário realizado na manhã de hoje (29), o Professor Tiago Savi Mondo, do IFSC, reforçou a importância da tecnologia e deu um diagnóstico falando especificamente dos softwares de gestão: nos próximos cinco anos, estes não serão mais tendência, mas sim obrigação.

Serviço
www.encatho.com.br

*A reportagem do Hôtelier News viaja a Florianópolis a convite da ABIH-SC