Última atividade do dia do Encontro Comercial do Fohb, a palestra de Mara Sampaio, consultora de gestão de pessoas e atitude empreendedora, foi o momento mais lúdico do dia. A especialista usou o longametragem Alice no País das Maravilhas para falar sobre os conceitos de empreendedorismo. Usando as personagens do filme, a palestrante falou sobre as iniciativas e as características que os empresários têm em comum.

Chapeleiro Maluco, Lagarta Azul, Gato Risonho e própria Alice serviram de exemplos para mostrar que virtudes o empresário deve ter ao tocar seu negócio e ter novas ideias para sobreviver e prosperar no mundo corporativo.

No exemplo mais emblemático Mara falou sobre a diferença entre Criatividade e Inovação. Segundo ela, a criatividade é uma habilidade congnitiva inerente ao ser humano enquanto a inovação é o produto dessa criatividade que pode gerar lucro e ganhos monetários de aplicada com a estratégia correta.

A habilidade de criar citada na palestra está ligada ao autoconhecimento que é outro aspecto fundamental para quem deseja ser empreendedor. 

"Temos que transformar o sonho em meta para arranjar métodos para chegar nos nossos objetivos", reforça. As metas de empreendedores, segundo Mara, precisam preencher quatro caracteríticas. Elas devem ser: Mensurávis, específicas, temporais e audaciosas.

* Foto de capa: Filip Calixto