* Notícia alterada em 13/09/17

Além do processo de evolução do PMS como produto, com interface mais simples e totalmente integrado à web, a TOTVS inova mais uma vez mostrando na Equipotel 2017, que acontece até quinta-feira (14) no São Paulo Expo, em São Paulo, o aplicativo Linkify, que promete revolucionar a comunicação nos hotéis, seja entre colaboradores ou entre hotel e hóspede.
 
“Para desenvolver o novo PMS, que traz todos os serviços característicos da ferramenta, mas de forma mais dinâmica, a TOTVS envolveu os hotéis no processo, a ideia era entender as suas necessidades e anseios para criar uma tecnologia feita de hoteleiro para hoteleiro. A nossa intenção é aumentar ainda mais a proximidade com os nossos clientes, para que possamos sempre entregar o melhor produto e que se adapte bem ao tipo de empreendimento. O projeto será concluído no segundo semestre de 2018”, declara Claudio Cordeiro, diretor do segmento de Hospitality da empresa.
 
No processo descrito por Cordeiro, participaram hotéis de grandes redes e estabelecimentos independentes. “Em grande ou menor proporção, a participação de todos foi fundamental para seguirmos desenvolvendo melhorias no sistema”, afirma o diretor.
 
Lançado na feira, o aplicativo Linkify é um dos carros-chefe trabalhados pela empresa no momento. O hotel baixa o aplicativo que o conecta instantaneamente ao Facebook. O hóspede entra na página do hotel na rede social e inicia uma conversa via chat, que pode ser acompanhada pelo próprio empreendimento em tempo real, possibilitando o esclarecimento de dúvidas, a efetuação de reservas, a solicitação de produtos e serviços, entre outros.
 
“O aplicativo também serve para melhorar a comunicação entre os colaboradores. Se algum colaborador encontra algo quebrado ou um hóspede precisa de algo, basta abrir uma solicitação pelo chat do Facebook, que gera automaticamente um ticket com número específico. O hotel pode customizar as solicitações mais frequentes como por exemplo: reserva, reclamações e serviço, e essas opções já surgem no início do chat. O cliente escolhe a natureza do seu chamado, descreve o problema e por meio da inteligência artificial, recebe o ticket e o tempo limite para a solução do chamado, que também pode ser customizado pelo próprio hotel”, explica Cordeiro.
 
Outra novidade mostrada durante o evento é o Front Mobile, ferramenta desenvolvida para a recepção dos hotéis, já utilizada por dois hotéis, no interior paulista. Por meio dela, o gestor faz funções básicas de recepção (ckeck in e check out, governança e etc). Já a solução de controle de pensão, além de monitorar a entrada no salão, ajuda a eliminar as listas e a lentidão na conferência do consumo do hóspede e, consequentemente, possibilitando a melhor economia de insumos utilizados pela cozinha.
 
A TOTVS também repaginou a comanda eletrônica e a governança on-line, que tiveram sua interface e facilidades modernizadas. “O software não precisa ser complicado para ser bom”, finaliza Cordeiro

** Foto de capa: Hugo Okada