Qual a importância de Centro de Convenções para um destino? A resposta pode servir de case para a capital da Paraíba, que viu a demanda do turismo aumentar de alguns anos pra cá. E a inauguração do Centro de Convenções de João Pessoa, ocorrida completamente em 2013, é um exemplo a ser seguido por outras capitais ou cidades que tenham infraestrutura para sediar grandes eventos como feiras e congressos.

Para Ferdinando Lucena, diretor executivo do Centro de Convenções de João Pessoa, a mudança no perfil do turismo e, consequentemente, da própria economia de João Pessoa se deve, principalmente ao investimento feito no Centro de Convenções da cidade. “Este investimento foi primordial para o avanço do turismo de negócios. João Pessoa tem hoje um dos melhores Centros de Eventos do Brasil, com 48 mil metros quadrados que englobam o Pavilhão de Congressos, de Exposições e o Teatro, com capacidade para três mil pessoas. Aqui podemos sediar qualquer tipo de evento, congresso e feira e tudo isso simultaneamente”, comentou.

O trabalho em conjunto com o Convention local e Conselho Estadual do Turismo da Paraíba, do qual Lucena é secretário executivo, conseguiu atrair um grande número de congressos médicos, entre outros que alavancaram os índices de ocupação da hotelaria e economia locais. Enquanto fazíamos a reportagem com o executivo, ele recebeu a confirmação da realização de um congresso médico para 2018. “O equipamento é novo, bem projetado, multifuncional e bem localizado, além disso a cidade se torna cada vez mais atraente, com diversidade gastronômica e atrativos naturais”, explica.

Distrito Industrial do Turismo
O Centro de Convenções de João Pessoa está inserido no Distrito Industrial do Turismo, uma área que prevê o desenvolvimento de resorts e de outros equipamentos como shoppings, restaurantes e varejo. “O Centro de Convenções é a ponta do iceberg, pois temos um potencial para dobrar o número de leitos que está no patamar dos 13 mil. Temos espaço para mais dez mil aqui no Distrito”, relata Lucena.

E não é só. Na cabeça do executivo, a realização de diversos eventos ajuda a quebrar a dependência da sazonalidade. “Nosso objetivo aqui é equilibrar os períodos de alta e baixa temporadas, pois durante os meses de férias, os turistas sustentam o período onde os eventos não acontecem e vice-versa. Essa é a fórmula”, finaliza.

Serviço
festivaljpa.com.br

* A reportagem do Hôtelier News viaja à Paraíba a convite do Festival JPA.