Ricardo Pomeranz inaugurou o dia de palestras
(foto: Filip Calixto)

Ricardo Pomeranz, do site Transformação Digital, copresidente da agência Rapp Brasil e autor dos livros Customer Obsession e Marketing de Resultados, inaugurou a maratona de palestras e debates que ocupam o dia no XVII Encontro Comercial do Fohb (Fórum dos Operadores Hoteleiros do Brasil), realizado hoje (23). O palestrante alicerçou sua fala em recentes pesquisas que sublinham a importância das ferramentas de internet para lograr êxito na conquista de clientes, tanto corporativos quanto no tocante ao lazer.

Citando recente levantamento feito pelo Google, o executivo apontou o aumento das pesquisas na rede de computadores, inclusive para o público B2B. Segundo informou o buscador, 99% das pessoas que vão viajar consultam a internet e 85% das viagens corporativas passam por buscas no ciberespaço.

"Não há mais tanta diferença de comportamento entre a maneira de consumo do B2B e do B2C. Esses dois clientes passam de maneira muito presente pela internet", argumenta Pomeranz. Segundo ele, a diferença é que no ambiente empresarial o aval para a viagem passa por mais aprovações e normalmente leva grupos.

Outro ponto citado pelo especialista – e que faz diferença na vida do hoteleiro – é o tipo de busca. Ele alerta para um comportamento cada vez mais presente. "As OTAs dominam o espaço de busca. Quando é feita uma pesquisa por hotel, seja lá qual for o padrão, aparecem primeiro as ofertas que esses intermediários tem a esse respeito".

A presença nas redes sociais é outro fator considerado impreterível para ganhar notoriedade e, consequentemente, mais clientes. "Estar em plataformas como o LinkedIn e o Facebook é de suma importância. Lá há muita gente querendo comprar viagens".

Serviço
fohb.com.br