Debate teve quatro painelistas e um mediador
(foto: Filip Calixto)

Obedecendo o tema geral do evento – Hospitalidade na Era Digital -, a segunda atividade do XVII Encontro Comercial do Fohb (Fórum dos Operadores Hoteleiros do Brasil) trouxe o tema conectividade, sua relevância para os hotéis e o papel de cada player. Carlos Prado, presidente da Tour House e vice-presidente da Abracorp; Marcos Fernando, diretor-presidente da B2B Reserv@s; Claudio Cordeiro, head do segmento de Hospitality da Totvs; e Marina Julio, gerente de Revenue Management da rede Atlantica Hotels foram os nomes convocados para o painel mediado por Gustavo Syllos, diretor de Vendas e Marketing da Costa do Sauípe.

Na atividade, Syllos foi responsável por colocar as questões mais latentes no panorama da conectividade, sugerindo que cada convidado considerasse, de acordo com sua vivência um assunto. 

Diariamente lidando com práticas de RM, Marina pontuou que o conceito de conectividade é a ferramenta ideal para fazer com que os hotéis estejam disponíveis para os clientes onde e quando eles precisarem. Sobre as maneiras de escolher os canais de distribuição, a gerente articula que muitas variantes precisam ser analisadas. "A primeira questão é o custo, obviamente. Mas junto, nessa análise, é preciso verificar o retorno e o alcance desses distribuidores", afirma. 

"O principal é compreender que o distribuidor é um parceiro e entender qual desses parceiros nos dá maior abrangência. Levando em consideração quais são os planos de alcance deles. É um cuidado para entender o que é custo e o que é parte de um investimento", diz.

Carlos Prado, da Tour House, orienta dizendo que a tecnologia é um caminho que tem começo mas não tem final. Ela evolui e é uma maneira de gerar riquezas para quem saiba usar. "A minha sugestão é construir uma base mínima e a partir disso customizar para os diversos canais de distribuição. Manter-se atualizado é o que vai fazer do nosso mercado cada dia melhor". 

Já com passagens por diferentes tipos de hotéis e hoje em outra ponta do negócio, Cordeiro, da Totvs, comenta a facilitação do acesso à tecnologia como fator para igualar a visibilidade de hotéis, independentemente de localização. "A tecnologia está ficando mais barata. Claro, as inovações custam mais num primeiro momento mas depos ficam acessíveis", teoriza. "A internet facilita a aquisição de conhecimento e cada um procura os canais ou a tecnologia que lhe atende melhor". 

Marcos Fernando, da B2B Reserv@as, destacou o momento em que a empresa que defende nasceu. "Ser conectado não é o futuro, é o presente. E a B2B nasceu inserida nessa realidade".

Serviço
fohb.com.br