A capital baiana será a primeira a monitorar os reviews de visitantes em 30 atrativos turísticos do destino por meio do POP – Programa de Otimização de Performance. O anúncio foi feito por Claudio Tinoco, da Secretária de Cultura e Turismo de Salvador (órgão que desenvolveu o projeto em parceria com a empresa Review Pro, da Espanha), em entrevista à reportagem do Hôtelier News durante o Fórum de Hotelaria e Turismo, realizado hoje no Fiesta Convention Center.

"Salvador possui um acervo muito importante no ponto de vista histórico e cultural associado às suas belezas naturais sobretudo nos aspectos que envolvem as praias e a orla da cidade. Diante disso, nós procuramos encontrar alguma ferramenta que nos permitisse dominar o melhor desempenho desses atrativos junto aos turistas, visitantes de Salvador ou potenciais visitantes que buscam referências para as suas escolhas e definição de roteiros pela cidade", explica Tinoco.

Diante do desafio, a Secretária de Cultura e Turismo de Salvador encontrou na Review Pro a ferramenta que apresentou as melhores condições de realização do monitoramento dos reviews deixados pelos visitantes nos sites de viagens e em fóruns de discussão on-line.  De início, o monitoramento será feito em 30 atrativos turísticos, incluindo patrimônios arquitetônicos como igrejas, museus, e espaços urbanos frequentados pelos viajantes como o Porto da Barra, eleito pelo The Guardian como uma das praias urbanas mais belas do mundo.

"O POP – Programa de Otimização de Performance visa melhorar a reputação e o desempenho do destino como um todo", afirma o secretário. Mas e a hotelaria? "Essa ferramenta já é adotada por redes hoteleiras nacionais e internacionais. Por essa razão nós vamos incorporar cerca de 80 hotéis para que possamos fazer um monitoramento de forma integrada. Vamos abrir um canal especifíco para hotéis com capacitação em parceria com a Review Pro. Lembrando que o objetivo maior não é a melhoria específica de um equipamento mas sim do destino como um todo", complementa Tinoco.

Com a implantação do POP,  a Secretária de Cultura e Turismo de Salvador espera dentro do período de um ano, obter a melhoria do desempenho dos equipamentos e dos atrativos. "Isso é possível porque a intervenção é imediata. Por exemplo, em uma área pública na qual foi observado um problema de iluminação, a intervenção será imediata por parte do poder público, melhorando o desempenho e os resultados econômicos de forma abrangente, seja para a indústria do Turismo e todos os seus braços (restaurantes e outros serviços) como para a hotelaria", finaliza o secretário.

* Crédito da foto: Pixabay/joelfotos

* A reportagem do Hôtelier News viaja à Bahia a convite da ABIH-BA.