Brian Payea, head of Industry Relations do TripAdvisor, foi o segundo a palestrar no evento
(foto: Filip Calixto)

Com o tema O comportamento do viajante online e o impacto dos reviews na hotelaria, Brian Payea, head of Industry Relations do TripAdvisor, foi o segundo palestrante desta primeira edição do HSMAI Strategy Conference no Brasil, que acontece hoje (12) em São Paulo. O executivo reforçou o que já vem sendo discutido no setor: as avaliações feitas pelos usuários têm um impacto real na hotelaria.

O executivo explica que o site foi fundado em 2000 já com a proposta de "ajudar o usuário a achar o lugar perfeito para sua viagem". Atualmente, o TripAdvisor conta com 315 milhões de visitantes por ano, 190 milhões de reviews e mais de cem usuários por minuto contribuindo com suas avaliações. A América Latina, e especificamente o Brasil, vem apresentando números significativos.

Por aqui, o site conta com mais de 30 mil hotéis brasileiros com uma nota média de 4 pontos – próxima da média mundial, que é de 4.1. Nas três cidades citadas por Payea, no entanto, a média é menor: Rio de Janeiro tem 3.8 pontos, São Paulo, 3.9, e Recife, 3.6. Por outro lado, pesquisas apontam que 80% dos usuários leem até 12 reviews antes de escolher seu meio de hospedagem, e 75% dos viajantes aceitam pagar mais por um empreendimento com melhor avaliação.

"Por isso, vemos um impacto direto entre a reputação online e o desempenho dos hotéis", coloca o executivo. Para auxiliar o gerenciamento desta imagem online, o TripAdvisor oferece uma série de ferramentas e dicas para os hoteleiros.

Entre as melhores práticas citadas pelo palestrante estão evitar as avaliações negativas orientando a equipe a atender o hóspede da melhor maneira possível enquanto ele está no hotel, inclusive resolvendo seus problemas. Além disso, buscar soluções e acompanhar o problema é essencial.

O hoteleiro também pode incentivar seu hóspede a engajar-se após sua estada, dando sua opinião no site.

Serviço
www.hsmaibrasil.org