Antes do almoço, o professor Paulo Vieira de Campos trouxe o tema da liderança para ser interagido entre os participantes da 2ª HSMAI 2015 Strategy Conference, evento que acontece hoje (16), no Pullman São Paulo Ibirapuera, na capital paulista.

O palestrante começou fazendo uma pergunta: Qual é o seu atual desafio como líder? Ele mesmo respondeu dizendo que a maior preocupação nos dias de hoje é a escassez de talentos. Emendou que a responsabilidade em formar a mão de obra, a de criar os líderes é do próprio gestor.

Na sequência, ele fez um exercício com os participantes, indagando qual é a própria definição de líder e qual é a aderência de cada um no "falar X fazer", avaliando entre 1 e 7, sendo o número maior representando a maioridade da atuação. Dos presentes, apenas um profissional assumiu que tinha a nota máxima na questão.

“Saber e não fazer ainda não é saber!, por isso é preciso aprender a desenvolver pessoas, e para fazermos isso precisamos seguir a seguinte fórmula: primeiro, ter feedback de seus colaboradores e para isso o líder precisa ter a confiança deles, sabendo ser humilde; segundo, saber delegar para que a confiança seja instaurada na tomada das decisões, e finalmente, em terceiro, realizar a avaliação de cada um deles.

Campos finalizou com a mensagem de que a liderança é a arte de mobilizar outras pessoas para quem queira lutar por aspirações compartilhadas e citou as cinco práticas para se tornar um bom líder: 1) Modele o estilo; 2) Inspire uma visão comum; 3) Questione o processo; 4) Capacite os outros para a ação; 5) Anime os corações.

Serviço
hsmaibrasil.org