De Dallas, Texas (EUA)


Mike Leven, 
COO da Sands Corporation e homenageado do evento, fez a palestra de abertura
(fotos: Gabriela Otto)

A HSMAI Leadership Conference, evento global da HSMAI (Hospitality Sales and Marketing Association International) teve início hoje (30) no Omni Dallas Hotel, no Texas (EUA). Fran Brasseux, vice-presidente executiva da organização, abriu a conferência falando da importância do encontro, da cidade de Dallas, e da "lenda da hotelaria", Mike Leven.

Isso porque o encontro dos líderes da HSMAI mundial celebra e premia os cases de sucesso ao redor do mundo, e promove o compartilhamento de conhecimento entre especialistas em liderança e grandes nomes da gestão hoteleira. Esta edição leva o nome Mike Leven Leadership Conference, em homenagem ao executivo.

Foi ele quem proferiu a palestra inicial, comemorando seus 54 anos de carreira e listando algumas lições de liderança que aprendeu com a hotelaria nesses anos:

1) Clientes tem uma voz, e precisam ser ouvidos.
2) Um colaborador é um ser humano, e merece respeito e atenção.
3) O cliente não está sempre certo, mas continua sendo o cliente.
4) O chefe não está sempre certo, mas continua sendo o chefe.
5) Cometer erros é o melhor jeito de aprender.
6) Honestidade e verdade nem sempre faz você se dar bem, mas mantenha-os mesmo assim. No final, você vencerá.
7) Não importa o sexo, a cor, a religião ou a opção sexual dos seus colaboradores, todos merecem os mesmos direitos.
8) Tolerância e paciência ganha o respeito das pessoas.
9) Explique as coisas, priorize isso em seu dia a dia. As pessoas esperam isso de você.
10) Estamos em uma indústria ‘humana’, tocamos as vidas das pessoas.
11) Concorrentes não são seus inimigos.
12) Equilíbrio na vida é mais importante que o equilíbrio nos negócios.
13) Não perca os eventos dos seus filhos.
14) Não importante quanto dinheiro você faça, sempre alguém ganhará mais.
15) Não importa quanto dinheiro você faça, alguém sempre ganhará menos.
16) Profissionalismo não é perfeição.
17) A paz vem quando não temos dívidas, mas valores.
18) Política existe em todos os lugares, não só no governo. Funciona, mas nem sempre.
19) Fazer um favor é melhor do que receber um.
20) Retornar a ligação de alguém que você não vê a muito tempo, deve ser uma alegria, não um fardo.
21) Coisas ruins acontecem com pessoas boas, mas elas gerenciam essas situações muito melhor que as outras.
22) ‘Como’ você joga o jogo é o que conta.
23) Seja você mesmo em todos os momentos.
24) A melhor palavra da hospitalidade é AMOR.


"A melhor palavra da hospitalidade é AMOR"

Leven aposentou-se como presidente da Sands Corporation em 2014, aos 77 anos, mas continua como COO da empresa. Começou sua carreira no Roosevelt Hotel, NYC, em 1961 – quando, rindo, ele lembra que 80% das reservas chegavam por carta, pois as ligações de longa distância eram muito caras.

Tornou-se presidente da Americana Hotels, Days Inn, Holiday Inn, e fundou o sistema de franquias hoteleiras, pelo qual é reconhecido mundialmente. Hoje, é presidente e COO da Las Vegas Sands Corporation que engloba hotéis como The Venetian, The Pallazzo, um centro de convenções, além de propriedades em Macau e Cingapura.

Ao ser questionado sobre o motivo da sua carreira de sucesso na hotelaria, ele respondeu: “Eu queria tomar decisões. Como gerente de contas, eu brigava com o diretor de vendas para colocar o preço que eu queria. Depois, como Diretor de Vendas, eu brigava com o Gerente Geral para que pudesse tomar as decisões que eu achava corretas. E vi que eu precisaria ir além”.

Logo depois, ao receber a pergunta sobre o que mudou no mercado desde quando começou sua carreira, claro que mencionou a tecnologia, mas reforçou que continua sendo uma indústria "people to people", de puro relacionamento humano.

O COO revelou que adora biografias, e prefere ler sobre pessoas que "fizeram alguma coisa". Em sua carreira, apontou ter tido muitos mentores, e afirmou que você tem que ser um professor para ser um mentor, pois estamos falando de comportamento e não de conhecimento técnico. A figura que mais admira como líder é Nelson Mandela. “Ele construiu pontes, e soube perdoar”, descreveu.

Leven, que foi aplaudido de pé, finalizou sua apresentação dizendo que o momento mais memorável da sua carreira foi sua festa de despedida da Sands Corporation, pois ouviu: “Antes de Mike ninguém queria trabalhar para nós, e após sua chegada, todo o mercado queria se tornar funcionário da Sands.”

E terminou dizendo que só finalizamos nossa carreira com experiências incríveis quando temos interesse genuíno nos seres humanos. “Trate cada pessoa como a pessoa mais importante do mundo… É impossível, eu tentei (risos). Mas tentem, pois só a tentativa já agrega tanto valor no relacionamento, que te aproximará do sucesso”, disse.

Serviço
www.hsmaibrasil.org

www.hsmai.org