Atos humanos e atitudes autênticas são alguns dos elementos que podem surpreender o hóspede num período em que a tecnologia oferece todas as informações possíveis sobre ofertas de turismo. O racicínio é de Benoît-Etienne Domenget, chef executivo da universidade suíça de Glion e ex-diretor da Accor naquele país. Em sua palestra no HSMAI Strategy Conference 2017, ele falou sobre as inovações na hotelaria de luxo e como elas podem impactar na retenção de clientes.

"Vemos muitas novas marcas surgindo com atendimento sob medida para o comportamento das novas gerações. Elas já são concebidas levando em consideração que o novo usuário da hotelaria é um nativo virtual, alguém que domina as novas tecnologias e por ser assim já conhece em detalhes o produto antes mesmo de chegar lá", ponderou o palestrante.

Lidando com um hóspede que deixa as distâncias irrelevantes usando o poder da internet, os hotéis, segundo acredita Domenget, devem apostar na humanização do atendimento para oferecer cativar sua clientela e nesse momento é que o verdadeiro luxo se dá.

O especialista alerta para tendências cada vez mais presentes entre as ofertas luxo e que ganham valorização com a o crescimento da geração millenials entre os consumidores de hotelaria. Algumas dessas possibilidades em crescimento são: relidade virtual, experiências gastronômicas, conexão por multiplos canais e as chamadas viagem transformadoras.

* Foto de capa: Filip Calixto