matéria do jornalista Soo Youn para a National Geographic, uma das mais conceituadas publicações do planeta, listou as sete invenções mais brilhantes que mudaram a forma de viajar. Confira abaixo quais são elas e para ler a matéria completa clique aqui.

Mochila
Apesar de ser utilizada há séculos pelas forças militares, a mochila moderna foi introduzida em 1938 pelo montanhista Gerry Cunningham, que substituiu a tela com nylon com zíperes incorporados. Nas décadas de 1960 e 1970 sua utilização aumentou e no final do século passado invadiu as cabines dos aviões pela sua praticidade de deixar as mãos livres para tratar dos trâmites de embarque.

Chaves tipo cartão
A origem da atual chave tipo cartão foi inventada em 1974 pelo norueguês Tor Sornes que ouviu o relato de mulher que havia sido atacada dentro do seu quarto de hotel por um intruso. Na época, as chaves tradicionais dos meios de hospedagem era de metal e continham, na maioria delas, o nome do hotel, endereço e número do quarto. Sornes fez a primeira chave-cartão programável, que foi denominada VingCard, hoje produzida pela maior fabricante de fechaduras para hotéis o mundo, a Assa Abloy Hospitaity. Os primeiros cartões foram emitidos fora da Noruega, em 1978, no Plaza Hotel Peachtree, em Atlanta, Georgia, que, na época, era o hotel mais alto do mundo.

GPS: Sistema de Posicionamento Global
Antes do GPS (Global Positioning System) existir, diferentes segmentos das forças armadas norte-americanas dependiam de suas próprias maneiras para navegar através do ar, da água e da terra. Num fim de semana no ano de 1973, integrantes das Forças Aéreas, do Exército, da Marinha, do departamento de Transporte entraram numa sala do Pentágono, instruídos para sair dali apenas quando criassem um sistema de navegação universal. Quatro décadas mais tarde, o sistema de 24 satélites ainda é operado pela Força Aérea dos Estados Unidos da América. 

iPad
Além de poder "hipnotizar" passageiros inquietos, o iPad revolucionou os voos ao substituir um conjunto volumoso de manuais técnicos que ficavam nos cockpits. "Eu não acredito que os passageiros acreditariam na quantidade de papel que usávamos para viabilkizar o transporte ao redor do mundo", comenta Mark Vanhoenacker, primeiro oficial da British Airways. No meio aéreo, o iPad é conhecido como Portable Electronic Flight Bag. "Com isso, existe uma economia de combustível, pois cada quilo que conseguimos deixar no solo, representa uma significativa economia de combustível".

ATM: Automated Teller Machine
Antes do advento dos caixas automáticos, viajar era indiscutivelmente mais volumoso, mais perigoso e menos espontâneo. Até mesmo os turistas domésticos precisavam trocar as cédulas pelos cheques de viagem, que eram consideradas mais seguras porque poderiam ser rastreados pelo números seriais. As máquinas eram "uma maneira de expandir os serviços bancários para a classe trabalhadora, evitando o congestionamento nas agências".

A Mala
A mala já tinha revolucionado o tempo de viagem pela patente número 3.653.474 nos Estados Unidos. Antes de sua chegada o transporte de suas bagagens era reservada para os ricos, que tinham empregados para os caixotes pesados. Então, em 1972, Bernard D. Sadow registrou sua ideia, a da mala com rodinhas. Hoje, qualquer pessoa, independentemente de tamanho, força ou idade, pode puxar ou empurrar sua mala. 

Conversores e adaptadores
Os fabricantes de aspiradores de pó e de máquinas de lavar roupa não levavam em conta os mercados internacionais quando desenvolviam seus produtos, acarretando uma dor de cabeça para os consumidores. Felizmente, o aumento de conversores e adaptadores facilitaram a vida dos viajantes que podem plugar seus equipamentos em qualquer tomada. Gabriela Ehrlich, da Comissão Electrotécnica Internacional, com sede na Suíça, está otimista sobre um futuro cada vez mais simplificado. O crescimento global em pequenos dispositivos podem levar a um padrão LVDC (Low Voltage Direct Current). "Isto significa que nós não necessitaremos mais daquelas pequenas caixas que ficam nos cabos entre a tomada e o gadget".

* Crédito da foto na capa: arquivo HN