Equipe de colaboradores da AccorHotels que participou da viagem
(foto: divulgação/Edelman Significa)

O departamento de Responsabilidade Social Corporativa da AccorHotels promove todos os anos uma viagem à Serra da Canastra, em Minas Gerais, a um grupo de colaboradores que atuam na operação dos hotéis da rede e contribuem diretamente para o Plant for the Planet – programa global que estimula os hóspedes a reutilizarem suas toalhas e promove reflorestamento a partir da economia nas lavagens. O objetivo desta viagem é apresentar o viveiro de mudas e a área de plantio do programa, realizado em parceria com a ONG Nordesta, além de motivar o grupo sobre a importância das suas atividades para o sucesso do programa. 

De acordo com a empresa, no Brasil, em 2015 foram plantadas 64,4 mil árvores, crescimento de 27% em comparação com 2014. Desde 2009, já foram plantadas quase 500 mil mudas de mais de 100 espécies nativas da região, reflorestando 278 hectares nas bacias dos rios São Francisco, Araguari e Rio Grande, equivalente a 38 campos de futebol. 

“O plantio atua diretamente na recuperação de nichos ecológicos e na formação de corredores florestais que facilitam o fluxo de fauna e flora entre fragmentos das florestas da região. Ao todo são 200 nascentes preservadas e 52 pequenos produtores beneficiados. Estamos muito orgulhosos e motivados para mais uma etapa do programa. A meta global é de plantar mais de 10 milhões de árvores até 2021 e esperamos que a nossa região contribua significantemente para atingir esse resultado”, avalia Antonietta Varlese, VP de Comunicação e Responsabilidade Social Corporativa AccorHotels América do Sul.

Uma das atividades da viagem foi à realização de um workshop que ensinou os colaboradores a construírem e a manterem uma horta urbana vertical utilizando materiais recicláveis como paletes, garrafas pets e canos de PVC. Essa ação está relacionada a uma das metas do novo ciclo do Planet 21, que remete a implantação de hortas urbanas em seus 272 hotéis em operação na América do Sul.

“Esse é um aprendizado indispensável para as próximas gerações. Quero aproveitar esse conhecimento para fazer em casa, inclusive, vou repassar essas técnicas para as minhas vizinhas para que elas possam fazer também. Também quero implementar essa iniciativa no hotel, para isso, irei falar sobre essa experiência com todos outros colaboradores para que eles percebam a importância dessa inciativa e juntos possamos tirar a ideia do papel”, disse Roseli Gonçalves dos Santos, camareira do Novotel São José dos Campos há cinco anos.
 
Serviço
www.accorhotels.com