Major da Plícia Militar de São Paulo, cofundador e ex-comandante do G.A.T.E. (Grupo de Ações Táticas Especiais), Diogenes Lucca foi responsável por uma das palestras no Property Meeting da AccorHotels. Atualmente atuando como comentarista de segurança pública em telejornais e especilista em negociações, o convidado falou sobre as lições que aprendeu em sua rotina no batalhão especial de polícia e comparou algumas de suas descobertas à maneira que os profissionais atuantes na hotelaria devem encarar seu ofício.

"Assim como numa jornada policial, quem trabalha na hotelaria também tem uma missão a cumprir: fazer com que o cliente tenha uma boa experiência de hospedagem e colocar um sorriso no rosto desse hóspede", simplifiocu o especialista, que seguiu criando paralelos entre as duas atividades. De acordo com ele, ambas as áreas exigem mudanças de comportamento para quem está nelas. Essas modificações são causadas pela mudança de comportamento social e fazem com que os que estão envolvidos precisem aprimorar-se a cada novo dia.

"Tem algumas coisas que noto muito nos dois casos. Uma delas é a tremenda importância que tem o treinamento e entre muitas outras a necessidade de estar sempre crescendo e evoluindo. Empresa que não está crescendo está morrendo", afirmou.

Lucca ainda falou sobre características pessoais, de trabalho em equipe, da importância inestimável da informação, de estrutura de trabalho e da organização. "A hotelaria lida muito com processos e para que esses possam acontecer a estrutura é o que não pode faltar".

* Foto de capa: Filip Calixto