De Acapulco, México*


Rogelio Ortega Martino, governador do Estado de Guerrero, e Claudia Ruiz
Massieu, secretária de Turismo do México

(foto: Flip Calixto)

Plataforma de divulgação turística mais importante e com maior visibilidade no México, o Tianguis Turístico teve dimensões como em nenhuma edição anterior. Em 2015, a feira ocorreu no espaço Mundo Imperial, em Acapulco, num pavilhão de 22,5 mil m² com 690 expositores e 2.500 visitantes. Por si só, estes indicativos já tornam a feira a maior da história, superando a ocorrida em Cancún, no ano passado, e tornando-a um divisor de águas. Mas aí vem um novo número: encerrando as atividades hoje (26), a feira apresentou, ainda com dados não totalmente fechados, 7% de incremento no valor gerado pelas negociações concretizadas. 

Ao todo, foram 31 mil transações. O montante é inferior aos 38 mil anotados o ano passado, mas os valores negociados foram maiores, por isso a superioridade. "O resultado foi acima do esperado. Estávamos projetando algo como 26 mil negociações, que foi a média dos últimos anos, excluindo o pico de 2014", comenta Claudia Ruiz Massieu, secretária de Turismo do México.

Para a secretária, não apenas os números de transações justificam o êxito do encontro. De acordo com ela, as novidades implantadas nessa edição são outra demonstração de progresso. "Pela primeira vez tivemos transmissões de conferências que ocorreram aqui ao vivo, contamos também com a presença de representantes indígenas e tivemos uma importante presença de bancos mexicanos que se fizeram presentes para analisar projetos e conceder créditos a empresários do ramo", comenta.

Detalhando a presença de instituições bancárias, Claudia explicou que a secretaria recrutou bancos interessados em fomentar e financiar o mercado e divulgou a empresários a possibilidade de conseguir crédito apresentando bons projetos. "Pareceu-nos importante aproveitar a presença de prestadores de serviços para captar boas ideias e possibilitar a capitalização dessas iniciativas", relata.

Como pronunciamento final sobre o evento, a representante da secretaria enalteceu o comprometimento da cidade anfitriã e desejou que Guadalajara, a próxima sede, consiga superá-la.

Impacto na cidade
Acapulco também sentiu o impacto de receber uma feira de grande porte. Segundo informações do governo do Estado de Guerrero, 3.000 quartos hoteleiros do destino foram ocupados por participantes do encontro, e 120 milhões de pesos mexicanos foram injetados na economia da cidade pelos turistas trazidos por Tianguis.

Serviço
tianguisturisticomexico.com.mx

 * O jornalista do Hôtelier News viaja ao México a convite do Conselho de Promoção Turística do México