O ibis Larco Miraflores é o primeiro
da bandeira econômica da Accor no Peru
(fotos: Juliana Bellegard)
A crescente presença da Accor, e principalmente da marca ibis, na América Latina vem se tornando visível nos últimos anos. São mais de 60 unidades da bandeira econômica na região, com destaque para o Brasil – que soma 55 hotéis. O objetivo da rede é expandir seus negócios para outros mercados estratégicos, como a Argentina, que já possui três unidades, Chile, com três hotéis, Colômbia, com uma unidade, e o Peru, que ganhou seu primeiro ibis no final do mês de abril. O país deverá receber, nos próximos anos, duas outras marcas da rede francesa: Sofitel e Pullman. As cidades de Lima e Cuzco já possuem unidades da Novotel.
O nome do novo hotel – ibis Larco Miraflores – faz referência à sua localização, na avenida José Larco, bairro de Miraflores, em Lima. Estrategicamente, o hotel não poderia estar em melhor lugar: atende aos executivos da cidade que circulam por ali e pelos bairros vizinhos, como San Isidro, e também aos turistas, por conta da proximidade com o centro Histórico da cidade (15 km), com cassinos, centro de compras, praias e com o Aeroporto Internacional Jorge Chávez (20 km).
A marca, na época da inauguração,
ainda estava só nas portas
Algumas curiosidades sobre o empreendimento: ele foi instalado em um terreno adquirido de uma família local. O espaço costumava abrigar um estacionamento e não era perfeitamente retangular. Por conta disso, o projeto arquitetônico do edifício precisou ser adaptado. Essa mudança é mais perceptível ao percorrer os corredores dos andares de apartamentos, que se dividem em várias ramificações. Outro fator que chamou a atenção, enquanto estivemos hospedados lá, foi a ausência da logomarca do hotel na fachada do prédio. No Peru, é preciso autorização de uma comissão do bairro para instalar marcas à frente dos estabelecimentos e isso só é feito após um mês de funcionamento do local.
A equipe do Hôtelier News viajou ao Peru para acompanhar a abertura oficial do hotel (confira a matéria aqui) e pode conferir de perto este novo empreendimento.
*Por Juliana Bellegard
Taste About Simply Trying Everything
Este é o primeiro restaurante com conceito TASTE na América Latina. A ideia é oferecer aos clientes o melhor da culinária local, com um menu de combinações dos 20 pratos mais populares do país. O conceito, que tem como slogan It’s all about taste, valoriza os sabores e ingredientes regionais. Além do almoço (das 12h às 14h30) e jantar (das 19h às 22h30), o restaurante também serve o café da manhã. Os viajantes que saem (ou chegam) cedíssimo podem aproveitar a refeição servida das 4h às 12h. O bar, instalado na entrada do restaurante, funciona 24 horas. No Menu Express, aperitivos, lanches e refeições rápidas, sobremesas e drinques.
O slogan do conceito TASTE 

O cliente pode escolher sentar no balcão do bar…
…Ou nas mesas do outro lado do salão

O cardápio combina com a colorida decoração
 Snacks e café estão no menu do bar

 Em uma das noites, os alfajores estavam no balcão
As opções de bebidas são variadas
 O salão do restaurante é bastante amplo. O cuidado com o design moderno pode ser visto nos painéis, louças e mobiliário
 
 
 
Detalhes que chamam a atenção: os vidros
de pimenta, peças de artesanato e muita cor
 

Inca Kola: o refrigerante tradicional peruano
 Nosso combinado de pratos típicos peruanos…

Causa limeña, um prato que leva batata e frango desfiado

O tradicional Ceviche, feito com peixe
e acompanhado de milho, cebola e batata
Parece açaí, mas a Mazamorra é um doce feito de milho
 Mesa de pães do café da manhã
 
 Pães em miniaturas de todos os tipos
 
 Bolos de chocolate com baunilha e nozes
 Opções quentes: ovos mexidos, batatas e salsicha

O outro lado do balcão do café
Cesta de frutas colorida
Tudo cortado em pedacinhos: salada
de frutas, abacaxi, papaia, presunto e queijo
Bebidas quentes e frias: Café, chá, sucos, iogurtes, leite e água
A ‘cara’ de um ibis

Quem já se hospedou em algum empreendimento da bandeira sabe que eles seguem um padrão mundial. Este é um dos fatores pelos quais o ibis é a marca mais bem sucedida da Accor. Desde o início, em 1974, o conceito é atender à clientela doméstica com a melhor relação custo-benefício possível, em hotéis modernos, oferecendo a mesma qualidade de serviço, não importa onde você esteja. Esta padronização faz com que o hóspede reconheça a ‘cara’ de um ibis de imediato. A unidade peruana não é exceção: a recepção enxuta, o design contemporâneo e o tema floral vermelho. Está tudo aqui.
 
O lobby do hotel: a recepção enxuta,
um espaço para leitura e o business

Já no hall dos elevadores vemos o carpete
de flores vermelhas, uma das marcas do ibis

Em todos os andares há um aviso lembrando
da segurança em caso de terremotos
No quinto andar, a caminho do apartamento…
Acomodações

O hotel conta com 247 habitações, incluindo cinco adaptadas para deficientes físicos. Todos os apartamentos são equipados com ar-condicionado, TV LCD de 26 polegadas, internet gratuita, janelas anti-ruídos, cofre e um painel de conexão para MP3 players, video games e câmeras de vídeo digitais.
Esse é o nosso!
Ao chegarmos, a cama já estava
feita e com alguns mimos
 No primeiro dia, o bilhete de boas-vindas
veio acompanhado de um brownie
No dia seguinte, outra surpresa: garrafinhas
de pisco, bebida tradicional do Peru

Pensando na economia de água, o aviso dá a
opção de o hóspede reutilizar sua roupa de cama
O recado da porta também lembra dos cuidados
com o meio ambiente: economize energia
A televisão fica bem em frente à cama 

O espaço de trabalho ocupa uma parade inteira do quarto
De um lado, a porta do quarto
e do outro, a do banheiro
 
Apesar de pequeno, o espaço do banheiro é bem aproveitado 

Kit de amenities é bastante simples
Vista urbana da nossa janela
Destino

Estamos do outro lado do continente americano. Lima é uma cidade de praia, embora seja bastante diferente do que nós, brasileiros, entendemos por “cidade de praia”. Este é o oceano Pacífico, e não nosso velho conhecido Atlântico, não há longas faixas de areia beirando a água e o calçadão – ou Malecón, como chamam os peruanos – fica metros acima do nível do mar.
O clichê sobre o povo latino-americano diz respeito à sua hospitalidade e amabilidade. Pelo que pudemos perceber em nossa visita, os peruanos se encaixam bem nesta ideia. A começar pela equipe do hotel, que durante os dias nos quais estivemos lá gostavam de conversar, perguntar o que achamos da cidade e dar dicas diversas, desde o que comer até os lugares a visitar. O mesmo acontece nas ruas, nas lojas, na praça, com os guardas de trânsito, quem passeia com os cachorros – somos recebidos com simpáticos ‘bom dias’.
Ademais, quem vai para capital peruana pode aproveitar o passeio para conhecer o centro histórico, declarado Patrimônio Mundial pela Unesco (United Nations Educational, Scientific and Cultural Organization) em 1988. Outra atração imperdível – e motivo de orgulho para todos os peruanos – é a culinária. Esqueça os KFCs e McDonald’s visíveis nas grandes avenidas e procure restaurantes locais, experimente os peixes frescos e os sabores típicos do país.
A avenida José Larco dá acesso à avenida Armendariz,
ao Parque Salazar e ao Larcomar
 


Na avenida estão dois grandes cassinos: o Miraflores e o Majestic
O centro de compras Larcomar tem um mirante 

 
Curioso notar que os andares do Larcomar
se distribuem ao longo do paredão
O bairro tem muitos parques. Andando pelo Malecón, passamos
pelo parque Salazar (acima) e pelo parque Domodossola

 

Passeando pelo calçadão, vemos o oceano Pacífico
e a praia. A cidade fica no topo do paredão
Algumas atrações do centro histórico de Lima: a Plaza de Armas
(fotos: pt.wikipedia.org)

Plaza San Martín
Catedral de Lima
 Palacio Arzobispal
Plaza Mayor e a Casa do Ouvidor, ao fundo
Serviço
ibis Larco Miraflores
Av. José Larco, 1140 – Miraflores
Lima – Peru
51 1 634-8888
*A equipe do Hôtelier News viajou a convite da Accor.