Um dos grifos que adorna a entrada do hotel
(foto Claudio Schapochnik)

Claudio Schapochnik*
Rio de Janeiro, RJ

A entrada do JW Marriott Hotel Rio de Janeiro é guardada por duas estátuas de um animal mitológico. O que é, como se chama e quais são as suas características? Esse animal chama-se grifo e é o ícone da marca JW Marriott, uma das bandeiras de luxo da Marriott International.
“Animal fabuloso, com cabeça, bico e asas de águia e corpo de leão [Possui dupla natureza: divina, representada pelo espaço aéreo, próprio da águia, e terrestre, representada pelo leão. Tais animais simbolizam, ainda, respectivamente, a sabedoria e a força.]”, define o dicionário Houaiss. O nome do bicho vem do grego “grúps” e do latim “gryphus” ou “grypus”.
Segundo o gerente geral do hotel, Jorge Berrio, a família Marriott, dona da unidade, gostou tanto das esculturas que mandou fazer uma para levar aos Estados Unidos, onde fica a sede da empresa.

* A reportagem do Hôtelier News viajou a convite da Siemens e do JW Marriott Hotel Rio de Janeiro, com apoio da Triple M.