A parede verde foi instalada a um custo de 400 mil dólares
(foto: divulgação)
 
Parece que os jardins verticais começaram a se enraizar na arquitetura americana. O Embassy Suites Lakefront, no centro de Chicago, Estados Unidos, tornou-se o primeiro hotel do país a implementar uma parede verde como decoração.

“Os jardins verticais são uma nova tendência“, diz Denise Eichmann, arquiteta responsável pelo projeto. “Todo mundo está interessado neles. Há alguns anos atrás, jardins nos terraços eram a moda e agora apareceu esta nova opção. É uma ideia que tem sido muito bem sucedida“, afirma.

O jardim do Embassy Suites é um muro de cerca de 12 metros de comprimento e quase três de altura, implantado no átrio do quinto andar do hotel. Está rodeado por fontes de água que completam o cenário.

Para montagem, foram colocadas 3.840 plantas de seis espécies diferentes, que são mantidas por um sistema de irrigação controlado por computador.

 
A ideia de jardim vertical começou quando se analisou o que fazer com uma fonte do hotel. Tornou-se uma oportunidade de fazer mais”, disse Syed Hasan, diretor geral do hotel. “Já que teríamos uma despesa, decidimos fazer algo ecológico”, apontou.

 
Jardins verticais têm sido vistos como solução para ajudar a melhorar a qualidade ambiental do edifício, o equilíbrio térmico e ajudar a manter o nível de umidade, além de ser um absorvedor de ruído, segundo seus criadores.
(Redação)

Serviço