O ICCABAV (Instituto de Capacitação de Certificação da Abav Nacional) encerra suas atividades em 2017 com a marca de 6.923 profissionais qualificados com a participação em cursos, palestras e workshops promovidos em parceria com as 26 Abavs estaduais e Distrito Federal. Também estão computados no número as capacitações disponibilizadas na Vila do Saber, durante a 45ª Abav Expo Internacional de Turismo. 

Além das capacitações presenciais, o instituto abriu este ano o seu canal de vídeos no Youtube com a produção de três Web Séries sobre Gestão, Segmentação e Tecnologia e Inovação, utilizando a metodologia de micro-learning. Em quatro meses, o projeto alcançou mais 205 mil pessoas nas plataformas digitais (Youtube, Facebook e Instagram). 

"Neste ano investimos em treinamentos e estratégias que pudessem ampliar o contato entre o agente de viagens e as novas plataformas do mercado, utilizando recursos tecnológicos e práticas inovadoras para auxiliar no crescimento e fortalecimento de nossos associados", destaca Antonio Azevedo, vice-presidente de Capacitação e Certificação da Abav Nacional. 

Entre as capacitações realizadas, 37 foram ministradas com o suporte do portfólio de cursos 2017, um material totalmente atualizado com base no levantamento dos assuntos de maior relevância para os participantes e nas principais demandas do setor, que proporcionou a certificação de 771 profissionais.

Edmar Bull, presidente da ABAV Nacional, destaca no balanço deste ano o lançamento do canal de vídeos. "Passamos a oferecer ao mercado conteúdos de extrema relevância de forma rápida e receptiva, mas reservamos diferenciais exclusivos aos nossos agentes de viagens associados", explica o dirigente. 

* Crédito da foto na capa: Arquivo HN/Filip Calixto