O InterContinental Hotels Group (IHG), com mais de 3,5 mil hotéis no mundo, ocupa o primeiro lugar no ranking mundial dos maiores grupos hoteleiros globais. Logo após aparecem, nessa ordem, Cedant, Marriot International e Accor Hotels.
A pesquisa, feita pela consultoria norte-americana MKG Consulting, mostra que parte desse sucesso deve-se, além da compra do Candlewood Suites (negócio fechado nesse ano nos Estados Unidos), à permanente política de expansão das franquias, como por exemplo no caso da bandeira Holiday Inn. Na América Latina, a bandeira representa cerca de 70% da receita de novos negócios. No Brasil, estima-se a abertura de mais seis hotéis franqueados até o fim do ano.
Outro dado apontado pela MKG indica que uma das marcas que mais cresce no IHG é a Express by Holiday Inn. A bandeira teve um aumento de 10,2% em número de apartamentos em relação a 2003, colocando-a em décimo lugar no ranking mundial anual das 20 maiores marcas de hotéis.
Na mesma categoria, a bandeira Holiday Inn ocupa o segundo lugar, com 287.769 quartos, contra os 310.245 da rede Best Western. No Brasil, estão em operação dois hotéis Holiday inn Express ? um em Curitiba (PR) e outro em Maceió (AL).
Boa expectativa


Arteaga: mercado de turismo de negócios no Brasil está aquecido
(foto divulgação)

“Estamos vivendo um momento de consolidação da marca, com projetos de peso na América Latina”, disse Ronald Arteaga, diretor de Desenvolvimento e Serviços para América Latina do IHG. “O mercado brasileiro do turismo de negócios está aquecido, e o Brasil encontra-se em destaque em número de novos projetos Holiday Inn na região”, completou Arteaga.
“Há alguns anos, o IHG direcionou sua estratégia de negócios para ampliar sua presença na América Latina. Só no início deste ano fechamos negócios da ordem de US$ 35 milhões em seis países, Guatemala, Chile, Peru, Equador, Argentina e Colômbia”, finalizou o executivo. (Claudio Schapochnik)