InterContinental assume ranking dos maiores da hotelaria
13 de abril de 2004 O InterContinental Hotels Group (IHG), com mais de 3,5 mil hotéis no mundo, ocupa o primeiro lugar no ranking mundial dos maiores grupos hoteleiros globais. Logo após aparecem, nessa ordem, Cedant, Marriot International e Accor Hotels. “Estamos vivendo um momento de consolidação da marca, com projetos de peso na América Latina”, disse Ronald Arteaga, diretor de Desenvolvimento e Serviços para América Latina do IHG. “O mercado brasileiro do turismo de negócios está aquecido, e o Brasil encontra-se em destaque em número de novos projetos Holiday Inn na região”, completou Arteaga.
A pesquisa, feita pela consultoria norte-americana MKG Consulting, mostra que parte desse sucesso deve-se, além da compra do Candlewood Suites (negócio fechado nesse ano nos Estados Unidos), à permanente política de expansão das franquias, como por exemplo no caso da bandeira Holiday Inn. Na América Latina, a bandeira representa cerca de 70% da receita de novos negócios. No Brasil, estima-se a abertura de mais seis hotéis franqueados até o fim do ano.
Outro dado apontado pela MKG indica que uma das marcas que mais cresce no IHG é a Express by Holiday Inn. A bandeira teve um aumento de 10,2% em número de apartamentos em relação a 2003, colocando-a em décimo lugar no ranking mundial anual das 20 maiores marcas de hotéis.
Na mesma categoria, a bandeira Holiday Inn ocupa o segundo lugar, com 287.769 quartos, contra os 310.245 da rede Best Western. No Brasil, estão em operação dois hotéis Holiday inn Express ? um em Curitiba (PR) e outro em Maceió (AL).
Boa expectativa
Arteaga: mercado de turismo de negócios no Brasil está aquecido
(foto divulgação)
“Há alguns anos, o IHG direcionou sua estratégia de negócios para ampliar sua presença na América Latina. Só no início deste ano fechamos negócios da ordem de US$ 35 milhões em seis países, Guatemala, Chile, Peru, Equador, Argentina e Colômbia”, finalizou o executivo. (Claudio Schapochnik)