(foto: viagemaleatoria.wordpress.com)
 
Frações de segundos é o tempo máximo que o visitante de um site leva para formar a primeira opinião da empresa. A afirmação foi dada por um estudo da Universidade de Ciência e Tecnologia de Missouri, nos Estados Unidos.
 
A pesquisa mostra que os olhos do internauta levam 2,6 segundos para se concentrar sobre uma imagem de maneira que reforce a primeira impressão. Foram analisados pontos como navegação, logotipos, fotos e ícones.
 
Tendo em conta que se trata de um lapso curto de tempo, o conselho dos pesquisadores é que as empresas cuidem do impacto visual de seus sites.
 
Para ter este parâmetro, o estudo indica o uso de câmeras que captam o movimento dos olhos de visitantes do site em questões como um teste para saber quais partes do site chamam mais atenção, por exemplo.
 
No estudo, a análise de movimentos oculares mensurou, além de outras coisas, quanto tempo o visitante dispensa com partes específicas de uma página na internet antes de mudar o foco da atenção.
 
Resultados gerais
Logos: os visitantes dedicaram 6,48 segundos para visualizar e identificar a marca em questão;
 
Menus de navegação: os usuários passam 6,44 segundos estudando o menu das páginas testadas;
 
Campo de busca: esta área manteve a atenção por exatos 6 segundos;
 
Links para as redes sociais: os participantes se concentraram sobre os ícones de acesso às redes sociais das empresas estudadas por 5,95 segundos;
 
Imagem principal: a foto ou imagem principal do site foi foco de atenção por 5,94 segundos;
 
Conteúdo escrito: este item tomou 5,59 segundos da atenção dos visitantes.
 
Parte inferior da página: no final dos testes, os visitantes gastaram 5,25 segundos observando as informações do canto inferior de cada página estudada.
(Redação)
 
Serviço
www.mst.edu