iu-á (CE) privilegia decoração regional e elementos sustentáveis

Notícia atualizada dia 25/02/2014 às 10h00

soldadinho_iua
Obra do artista recifense Derlon Almeida no restaurante do hotel
(fotos: Priscilla Haikal)

Foram dois anos de obras até a conclusão do prédio que hoje abriga o iu-á hotel, unidade recém-inaugurada em Juazeiro do Norte, na região do Cariri cearense, parte sul do Estado nordestino. Por ter como proposta a contribuição com o desenvolvimento sustentável, o empreendimento traz diversos elementos de artistas locais que vão de painéis a objetos decorativos nos quartos.

Ao chegar no meio de hospedagem, bem iluminado graças ao pé-direito alto e à utilização de paredes de vidro na entrada, é fácil identificar as obras inspiradas na temática regional como as coloridas cadeiras do ilustre Espedito Seleiro. O artesão de 74 anos, que aprendeu o ofício do couro com o pai, já virou atração turística e sua loja na cidade de Nova Olinda é considerada parada obrigatória aos visitantes.

Outro destaque é o painel do restaurante criado pelo artista Derlon Almeida. O desenho retrata a ave conhecida como soldadinho do araripe e imita os traços da xilogravura, técnica ainda preservada em Juazeiro e difundida na oficina local Lira Nordestina. Pelos seis andares do hotel os corredores ainda são enfeitados com as esculturas de madeira feita por Diomar das Veias, em peças que variam entre animais e bonecos estilizados. 



Sustentabilidade
Além da parceria com o Geopark Araripe, área reconhecida pela importância de suas formações geológicas, o empreendimento possui e incentiva práticas sustentáveis seguindo a mesma linha do Verdegreen Hotel, outra unidade que integra a rede DJ Hotelaria, ambas propriedades do empresário Demétrio Jereissati.

As iniciativas que prezam pela economia de recursos incluem a utilização de energia solar e a necessidade de indicação para a troca da roupa de cama e de banho. Outro projeto pensado pela administração é adotar a praça localizada em frente ao iu-á, numa tentativa de fortalecer o papel de integração entre o meio de hospedagem e a comunidade local.

iua_conserva
Adesivo no banheiro incentiva práticas econômicas por parte dos hóspedes 

Veja abaixo detalhes das instalações do iu-á hotel que opera desde dezembro em Juazeiro do Norte. 



Serviço 
www.iuahotel.com.br

* A reportagem do Hôtelier News viajou para o Ceará a convite do iu-á hotel  

Comentários