Jaqueline Queiroz
(foto: divulgação/arquivo pessoal)

A afirmação de que ninguém é insubstituível, tem como causa a confusão central entre a definição do que fazemos – enquanto profissão e o que somos enquanto seres inseridos no contexto de humanidade. Desta forma, observamos que os estudos acerca do homem – enquanto recurso humano nas empresas e sociedade, sempre utilizam como foco os resultados e as atribuições das funções como fator de determinação do homem enquanto pessoa. Ou seja, nossas profissões ou atividades que exercemos são os fatores que determinam e dão resposta a: Quem sou eu?. Vista superficialmente, a tendência é sempre atrelarmos a nossa essência enquanto seres humanos aos efeitos e não a causa propriamente dita. Os efeitos são o que fazemos com nosso potencial e as causas estão na razão que nos move a fazer o que fazemos. Assim : o que seria a causa de nos mesmos? O que nos torna insubstituíveis? 

Sócrates (filósofo ateniense do período clássico da Grécia antiga), segundo relatos, dedicou-se à filosofia após ter visitado o oráculo de Delfos, em cujo pórtico de entrada encontra-se inscrito: conhece-te a ti mesmo, teve como insight uma voz interior (o seu daimon) que o fez compreender a sua verdadeira missão: dedicar-se a tarefa de conhecer, primeiro a si mesmo, auxiliando também os que se aproximavam dele a fazer o mesmo. Assim, a sua filosofia se baseava na tarefa de “ por a luz a tua interioridade”, com intuito de se voltar a reflexão, a critica e a maturidade. Tendo isto em vista, responder a questão de “ quem sou eu?” se tornou algo extremamente fugaz e superficial, levando em consideração que poucos são o que se conhecem e realmente colocam em pratica o valor do auto-conhecimento como chave não apenas para questões filosóficas, mas para um esclarecimento mental acerca dos seus propósitos e objetivos na vida. 

A causa de nos mesmos está inserido em nossa essência. Essência essa que é o fator determinante que nos torna seres únicos dentro de um planeta de bilhões de habitantes. Todos nós possuímos potencialidades a serem desenvolvidas e as mesmas só podem serem descobertas se conhecemos a nos mesmos. Para responder, a questão de quem somos, precisamos antes descobrir, o que nos move e o que nos mantém em movimento. Questões essas que estão atreladas aos nossos princípios e valores que iram determinar nossos interesses, que formam nossos propósitos de vida. Podemos afirmar assim que: Ninguém é substituível, mas o que fazemos sim!

O auto conhecimento não só nos traz respostas, mas oportunidades, e elas são as que abrem nosso caminho em direção às nossas conquistas. Ter a noção clara do que somos, faz com que nos posicionamos diante da vida como uma postura de líder, mas não em conceito empresarial, mas líderes e autônomos de nós mesmos. Conscientes das nossas virtudes e limitações e em uma postura reflexiva e crítica de poder desenvolver o nosso aprimoramento que nos desprende da relação homem = profissão, entendendo que não é o que fazemos que nos define, mas sim as nossas reais intenções e propósitos. Este entendimento nos traz a liberdade de poder se conscientizar e distanciar da necessidade de dar valor as questões superficiais e ter noção de que sabendo quem realmente somos não existe conflito entre substituível e insubstituível, mas sim a certeza da necessidade de um estudo íntimo constante que nos trará uma nova visão acerca da profissão e do que fazemos – e ela não será mais um fator determinante -, mas ao contrario, será a nossa ferramenta de aprimoramento das nossas potencialidades que nos libertam para conquistas maiores: ser o que realmente queremos ser, ou se preferir: ser insubstituível. Conhece-te e veras o quão insubstituível és!

Jaqueline Queiroz é Bacharel em Administração Hoteleira e curso técnico em Administração de Empresas. Especialista em relacionamento com clientes e qualidade, atuou no setor de Guest Service e recepcionista, além de ter passado pelo departamento de Conciergerie e, por últimos, nas funções de Comissária e Supervisora de Atendimento na empresa aérea Emirates, em Dubai. No Brasil trabalhou em marcas  renomadas como Sofitel e American Express.

Contato
[email protected]
br.linkedin.com