Juliana Ferrer
(foto: divulgação/B4T)

Usar a tecnologia disponível e cada vez mais barata é condição imprescindível para qualquer produto ou serviço, inclusive na hotelaria. Esta tecnologia deve simplificar a entrega, ser imediata e resolver as principais questões em apenas um toque. 

Basta olhar para o dinheiro, nossa relação com ele ficou mais fácil: internet banking, aplicativos de controle financeiro, pagamento eletrônico e até mesmo novas moedas. Com os serviços de carteira virtual (PayPal, Google Wallet, etc) ficando mais acessíveis, seguros e intuitivos, novos usuários aparecem. Inclusive, você sabia que o Brasil é um dos cinco maiores mercados de pagamento online de todo o mundo?

A cada dia a bitcoin é mais valorizada. Na Alemanha, vários estabelecimentos já aceitam esta forma de pagamento e no Brasil já existem alguns sinais de que a moeda pode se popularizar, com certeza observaremos grandes mudanças. Já o Google fez um pedido de patente para um aplicativo/sistema que além de dividir a conta, envia e-mails para que todos lembrem de pagar sua parte. É ou não é a tecnologia facilitando muito a vida das pessoas? 

Os hóspedes de todo o mundo já não têm mais paciência para filas no balcão e chaves desmagnetizando! Algumas redes hoteleiras já fizeram sua parte para evitar este aborrecimento. Starwood, Marriott e Hilton apresentaram suas propostas de check-in antecipado, permitindo que o cliente passe muito menos tempo na recepção. Outro exemplo é a rede citizenM, que há tempos investe na tecnologia para facilitar a operação: autosserviço no check-in, automação nos quartos e filmes/programas de televisão on demand. Sobre a desmagnetização da chave, a Starwood e o Alma Hotel de Barcelona ofereceram suas soluções: o primeiro permite que o hóspede use o próprio smartphone, enquanto o segundo facilita ainda mais – é só usar a digital

A tecnologia também está a favor da sustentabilidade, como no caso de um sensor que evita desperdício: basta encostá-lo na comida e ele dirá se deve ser descartada ou não. Tornaria a vida do seu negócio mais fácil, sim ou com certeza? E com a ajuda da tecnologia dá para transformar completamente as fontes de energia de um hotel e nunca mais depender da elétrica, já pensou?

Todos os dias se avança mais e em pouco tempo tudo isso deixa de ser novidade. Por isso, é essencial acompanhar as tendências e buscar maneiras de facilitar a vida do hóspede até nas coisas mais simples. Veja o que fazer:

– Não é um futuro distante, já está acontecendo. Então considere estas novidades na hora de renovar seus processos e estrutura. O cliente vai pedir por mais tecnologia.

– Um aplicativo de hotel deve no mínimo possibilitar a realização de reservas e fornecer informações básicas sobre o empreendimento. A realização de pré check-in também é algo a ser considerado, parar para preencher FNRH está fora de moda.

– Pense também em como facilitar a vida do cliente interno. Aplicativos de recrutamento, sistemas mais descomplicados e relatórios mais amigáveis são algumas sugestões.
 
*Juliana Ferrer faz parte da equipe da Mapie, empresa que elabora, implanta e desenvolve processos de gestão, além de pensar estrategicamente na estruturação e criação de novos negócios. Pautada pela integridade, ética, transparência e sustentabilidade, apresenta em sua plataforma de gestão metodologias sólidas e inovadoras. O conhecimento organizacional e a otimização dos recursos humanos e financeiros são facilmente demonstrados através da verificação dos resultados alcançados, os quais norteiam seu modelo de remuneração. 

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