A mostra de 30 vídeos conta a história de 120 anos do esporte mundial brasileiro
(foto: pixabay/Studyo)

O Centro Cultural Correios em parceria com o JW Marriott Rio de Janeiro apresentam a exposição Memórias do Esporte. A mostra de 30 vídeos conta a história de 120 anos do esporte mundial brasileiro e sua relação com o cinema. Trechos raros dos irmãos Lumière e textos narrados de Armando Nogueira estão presentes nessa proposta de viagem no tempo. A exposição fica em cartaz até o dia 25 de setembro deste ano.

Com curadoria de J.C. Soares e J.J. Soares, irmãos e cineastas que pesquisam há uma década a conexão entre esporte e cinema, a exposição é a única exibição audiovisual da programação cultural da Rio 2016. Os dois editaram os vídeos da exposição que mostram registros raros e inéditos de manifestações esportivas pelo mundo, de 1986 até hoje.

"O esporte ofereceu ao cinema o que nenhum outro tema podia oferecer: a humanização da imagem. Assim, ao longo da história, diversos cineastas de várias partes do mundo lançaram o seu olhar sobre o esporte", avaliam os curadores.

A exposição conta com diversos monitores de 42 polegadas que tem como foco uma modalidade esportiva cada. Imagens inéditas foram adicionadas a narrações sobre a história daquele esporte. Há ainda legendas ao lado de cada tela com mais informação e curiosidades.

Serão ainda duas salas especiais, a "Sala Brasil" tem um espaço exclusivamente dedicado ao País e reunirá imagens raras, como a Expedição Rondon à Amazônia, iniciada em 1910, destacando os esportes indígenas. Já a "Paralimpíadas e o mundo" mostra um longa metragem sobre as Paralimpíadas de Inverno de Sóchi 2014 e uma seleção de filmes sobre esportes de outros 113 países com duas sessões diárias.

Serviço
www.jwmarriottriodejaneiro.com.br