Karina Miotto

A Latin America and Caribbean Incentive & Meetings Exhibiton (Lacime), que acontece em São Paulo no Transamérica Expo Center de 20 a 22 de junho, traz algumas novidades para este ano e promete superar em todos os quesitos, os resultados obtidos em 2005.

Feira de prestígio na América Latina e Caribe, é de grande importância para o turismo internacional de incentivo, conferências, eventos e negócios. Estarão nela cerca de 300 expositores, 300 participantes de conferências, 3 mil visitantes, 200 trade buyers e 250 hosted buyers.

O evento tem dois programas especialmente desenvolvidos para aqueles que participarem. No Hosted Buyer, a Lacime proporciona a visita de compradores pré-qualificados aos expositores, o que favorece oportunidades de negócios. Já o Ciclo de Conferências diz respeito às sessões com palestrantes brasileiros e estrangeiros que falarão sobre as melhores práticas e tendências do mercado em todo o mundo.

“Queremos proporcionar aos compradores locais e internacionais a possibilidade de participar de forma planejada de um grande evento como a Lacime, onde cada um poderá escolher antecipadamente as palestras de seu interesse e conhecer suas reuniões de negócio programadas durante os dias da feira”, afirma Daisy De Marco, show manager da feira.


Estande da Hilton durante a Lacime 2005
(foto Peter Kutuchian)

O que mudou de 2005 para 2006
Este ano, a organização conta com especialistas no assunto para atuar na identificação e qualificação dos buyers. Portanto, ao que tudo indica, a Lacime 2006 pretende unir os melhores compradores a seus expositores – entre eles Sol Meliá, Gol, American Airlines Nexus e Hilton Hotels.

A escolha dos hosted buyers tem feito parte de um trabalho em equipe que visa identificar, qualificar e viabilizar a participação de compradores convidados. Todos devem comprovar poder de decisão e compra, número de eventos realizados e orçamento anual para tal, assim como o potencial para negócios na região. 

A escolha do trade buyer não é menos rigorosa. O profissional tem que comprovar poder de decisão e compra, número de eventos e orçamento anual dos mesmos, assim como potencial para negócios na América Latina e no Caribe, entre outras exigências. 

A perspectiva é de que compradores venham de diversas regiões do planeta como Europa, Estados Unidos, Canadá, América Latina, Caribe e Brasil – que, aliás, ficou com a maior fatia de pessoas, no total de 46%.

Outra novidade da Reed Exhibitions, que organiza a feira, é que, ao contrário do que ocorreu em 2005, quando o tempo para identificar e captar buyers não passou de dois meses, agora as turbinas começaram a ser aquecidas em fevereiro. Ou seja, com 4 meses de antecedência. “No ano passado, o expositor ficou com a impressão de que o buyer estava deficitário, o investimento não correspondeu às suas expectativas. Baseados no relatório pós-evento, notamos a importância de requalificar a feira no mercado”, afirma De Marco. Isso explica a quantidade de mudanças estruturadas para 2006 – onde se destaca, inclusive, a própria adesão da show manager.

A terceira edição da Lacime mantém o patrocínio de grandes redes hoteleiras como Hilton, Intercontinental e Sol Meliá.

Frases de Daisy De Marco, show manager da Lacime 2006

Expectativas

“Cumprir tudo o que queremos, entregar todas as facilidades e também atender às necessidades do comprador e do expositor”

Diferencial

“É uma feira vertical totalmente voltada para negócios, congressos e incentivo. A Lacime é a única desse porte na América Latina”

Serviço
www.lacimexpo.com