Conheça as atrações de Lagoa Santa (fotos: arquivo HN)
Conheça as atrações deste pequeno município mineiro
(fotos: arquivo HN)

A pequena Lagoa Santa está situada a apenas 35 km de Belo Horizonte, e tem fácil acesso tanto para quem sai da capital mineira quanto para quem desembarca no Aeroporto Internacional Tancredo Neves/Confins. Longe de ser apenas mais um pequeno município a região metropolitana de Belo Horizonte, conta com um atrativo curioso e pouco conhecido: um sítio arqueológico que coloca a cidade como parte da história da humanidade.

Parece exagero? Explica-se. Durante o tempo em que morou no município – entre 1835 até 1880, o paleontólogo dinamarquês Peter Lund realizou diversas pesquisas nas grutas calcárias existentes na região e encontrou fósseis de animais que viveram há pelo menos nove mil anos. Na década de 1970, outra descoberta colocou Lagoa Santa em evidência: o crânio de Luzia, a primeira referência da presença humana nas Américas, datado de aproximadamente 11,5 mil anos atrás.

Além de toda sua importância para a Paleontologia e a história natural, Lagoa Santa oferece atrações para os fãs do ecoturismo. A visita às grutas da região – entre elas a mais famosa, da Lapinha -, será aberta ao público a partir de dezembro. A Secretaria Municipal de Turismo da cidade está investindo cerca de R$ 4 milhões na modernização das grutas e deverá construir para os próximos anos, o Receptivo Turístico da Lapinha, que atenderá os visitantes desta região.

O Parque Nacional do Sumidouro fica dentro da Área de Proteção Ambiental de Lagoa Santa, é onde estão a maior parte das grutas. É nele, também, que podemos observar as pedras com pinturas rupestres deixadas pelos primeiros habitantes da região. A trilha por dentro do parque nos leva até a Lagoa do Sumidouro, que tem uma história inusitada. A cada 12 anos, um fenômeno natural faz com que a água da lagoa escoe e ela se transforma em um pequeno riacho, voltando ao normal em alguns meses.

Confira algumas fotos do destino. 

Serviço
www.lagoasanta.mg.gov.br