Leia abaixo alguns trechos do livro 25 Anos Perdido no Lobby ? Autobiografia bem-humorada do Maksoud Plaza, de Claudio Maksoud. (Claudio Schapochnik)

 

Earl Fatha Hines no 150 Night Club

?Inaugurei uma gravadora com a finalidade especial de lançar produções de artistas que se apresentavam no 150 Night Club. No começo tive sorte. O primeiro a se apresentar no 150, um dos maiores pianistas canhotos do mundo e mestre do Bebop, Earl Fatha Hines, foi muito com a minha cara e até me pediu para que gravasse ao vivo seu show e produzisse também a sua cantora, Marva Josie, uma supercantora negra, bonita, daquelas bem cavalonas. (…) As duas gravações ficaram ótimas e conseguimos da EMI-ODEON a distribuição deles.?

 

Naufrágio da Feijoada

?O Maksoud Plaza prima por sua organização perfeita. Mas um dia deu azar. A feijoadíssima famosa de todo o sábado atraia muitos clientes naquele dia nublado e um pouquinho frio… A apresentação da feijoada é feita com mais ou menos dez grandes cumbucas repletas de feijão e derivados de carne de porco. Como se sabe, a feijoada é o prato brasileiro mais conhecido internacionalmente. Havia muitos estrangeiros naquele dia. Estava tudo bem até umas três da tarde e foi nessa hora que ocorreu o acidente. Eu estava comendo aquela feijoada maravilhosa, considerada a melhor do Brasil, quando o inesperado acontece: quebra um pé da mesa que segura o buffet de cumbucas… E… Vai tudo abaixo, para dentro da fonte que divide o restaurante do lobby, logo em frente! Confusão total.

Imediatamente uma equipe de limpeza apareceu para resolver o problema (…)

À noite convidei uns amigos para jantar comigo. De repente ouvi um casal de velhinhos sentados à minha frente, chamando o garçom, muito assustado, dizendo que viram uma orelha no fundo da fonte.

É, a limpeza falhou. Na confusão, esqueceram de retirar um pedaço do porco.?

 

Que gracinha!

?Uma vez, fui ao 150 assistir ao show do ? se não me engano!?! ? The Platters, um dos maiores sucessos de público da casa, quando vejo a Hebe Camargo sentada ao lado da minha mãe. Ela me apresentou a Hebe, que me falou o indefectível: ?Ah, que gracinha!?, com aquele sorriso sensacional. Simplesmente fui embora, satisfeito. Adoro ela. Ela é linda, leve, uma criança de bondade. Mito. Lenda. Acima do bem e do mal. Ah, ela nasceu no mesmo dia do meu pai, 7 ou 8 de março, sei lá, mas é por aí.?

 

Silvio Santos no Bingo

?O Bingo 150 estava coalhado de gente, ainda em sua época áurea. Estava saindo de lá quando dou de cara com… Silvio Santos e senhora! Vou abordá-los. Não, não vou. Vou sim. Eles estão chegando. Pô, tem vezes que eu não tenho vontade de falar com celebridades. Mesmo que, ao mesmo tempo, tenha vontade de falar com as celebridades.

Paradoxo? É. Pensei que o Silvio Santos tinha vindo aqui ao hotel para ter uma certa privacidade, uma certa paz. Que sua visita devesse ficar sigilosa. O que fazer? Dizer oi ou não dizer oi? Dizer que sou seu admirador como empresário ou dizer que não sou seu admirador? Ou será que não seria melhor encará-los como se fossem pessoas quaisquer… Maior indecisão. Ele já estava entrando quando eu disse: Senhor Silvio, por favor, é por aqui a entrada. Obrigado, obrigado, respondeu com seu quilométrico sorriso profissional. Virou-se e foi em frente. Perdi a oportunidade de fazer amizade com ele? Perdi, mas, o que é que teríamos em comum? Pelo menos agi bem como hoteleiro.?

 

Buddy Guy no banheiro!!!

?Ele é o fenômeno do Blues. Endeusado por Eric Clapton e todos os amantes do estilo, Buddy Guy fez shows arrasadores no 150. Teve um que entrou para a história da música de todos os tempos. Buddy Guy tocava, até que resolveu descer do palco convidando a platéia a acompanhá-lo até onde ele fosse. E não é que ele entrou no banheiro, tocando e cantando? E tudo no improviso! Tinha um sujeito que estava fazendo cocô no vaso, mas continuou escondido na cabine. Não houve escândalo. Parte da platéia queria por que queria entrar no toalete, mas não dava. O banheiro não comportava tanta gente. Mas este acontecimento foi um arraso. Buddy Guy foi o máximo!!!?