Tendências da hotelaria no Brasil
Por Marcelo Pretti*

A hotelaria mundial ao longo dos anos tem tentado, de todas as formas, encontrar a excelência na prestação de serviços. Ultimamente, é comum falar em companhia voltada ao cliente, sinônimo de empresa que, atendendo as expectativas, gera qualidade em produtos e serviços.

Conforme aumenta a concorrência, com a chegada de novas redes hoteleiras internacionais no Brasil, os hotéis vêm buscando um constante aprimoramento e uma diferenciação, agregando serviços, itens sofisticados e inusitados.

Verificando as necessidades dos hóspedes e conhecendo a fundo os desejos e tipo de público, através de sistemas de controle de satisfação do cliente, observando as mudanças de ordem política, econômica e cultural, os hotéis adequam-se cada vez mais às tendências profissionais e alterações de costumes para satisfazer ao máximo seus clientes, em busca da fidelização.

Para criar ambiente diferenciado, os hotéis investem em itens que vão desde a hidromassagem para box, comandos e mensagens no toque do polegar, andar exclusivo para mulheres executivas com kit de amenidades com diversos apetrechos, flores, balança, microondas e roupão, móveis ecologicamente corretos (seguindo a linha de respeito à natureza), berços dobráveis (não é preciso deslocá-lo do depósito para o quarto toda a vez em que um hóspede mirim chegar, pois é “encolhível” e pode ser guardado atrás da porta), internet e impressão sem fio (permite que notebooks, computadores de mão e até celulares naveguem na internet ou imprimam documentos sem a necessidade de cabos ou fios para conectar-se à impressora), cardápio de travesseiros e colchão em látex (material que tem a capacidade de voltar ao estado original em poucos segundos após o uso, o que garante mais durabilidade e resistência. Outras vantagens garantidas são melhor circulação de ar e, consequentemente, chances reduzidas de proliferação de fungos e bactérias), televisores com selo de economia de energia (contém o selo de economia de energia e proteção ambiental, o que reduz em até 30% o consumo do aparelho), dentre outros.

Conforme o público-alvo que o hotel deseja atingir, ele adequa seus serviços, atingindo seu alvo, agradando e surpreendendo cada vez mais.

Dentre dos diversos meios de hospedagem o principal é o diferencial. Podendo ser uma pousada mais aconchegante, com comidas diferentes a um hotel de luxo, o qual não economiza nas novidades. Vale ressaltar que alguns itens tornaram-se padrão da hotelaria internacional, como, ótimo serviço de telefonia nacional e internacional, internet banda larga, TV a cabo, bem como, facilidades para uso e locação de equipamentos para vídeo conferência, etc.

Com tudo isso concluímos que a tendência da hotelaria no Brasil desde 1870 – quando começaram a aparecer em São Paulo os primeiros estabelecimentos hoteleiros dignos dessa denominação -a hotelaria é uma indústria que cresce a cada dia que passa, devido as exigências dos consumidores, que procuram, cada vez mais, conforto, comodidade e qualidade a um preço mais acessível. Todos os dias a concorrência aumenta, pois o mercado só emprega profissionais capacitados a atender as necessidades do consumidor, pelo simples fato de serem eles os principais produtos da hotelaria. Além de visar lucros o setor hoteleiro se preocupa principalmente com a qualidade do serviço que está sendo prestado, estando sempre atrás de um diferencial que venha satisfazer seus clientes tanto os atuantes, como os não atuantes, ou seja, aqueles que por um motivo qualquer estão ali por acaso.

Dessa forma, é válido o esforço das redes em criar diferenciais em relação a seus concorrentes, porém, não podemos nunca esquecer o fundamento da hotelaria que está na prestação dos serviços básicos, tais como, rapidez na hora do check in, informações sem ter a necessidade de ir à recepção, emissão do extrato da conta, troca de mensagens com funcionários e visualização de reservas, higienização e arrumação do apartamento e um bom serviço de restaurante (quando aplicável) e, a cordialidade e eficiência dos colaboradores do hotel.

* Marcelo Pretti é diretor da empresa de consultoria HM Inteligência em Hotelaria.
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