Empresa fundada em 2002, na capital catarinense, e cuja especialidade é empregar tecnologia para obtenção de informações em diferentes mercados, a Neoway levantou alguns dados sobre o cenário da hotelaria nacional e apontou o crescimento de oferta durante o ano passado. Segundo mostra a pesquisa, hoje são 50.300 hotéis registrados no Brasil, sendo 47.436 ativos, gerando empregos formais para mais de 306 mil pessoas.

Em 2016, 1852 hotéis foram abertos no País, dos quais o maior número de aberturas se deu no Estado de São Paulo, com 314 registros. Seguindo os paulistas, aparecem a Bahia e o Rio de Janeiro como Estados que mais tiveram inaugurações hoteleiras, com 181 e 161, respectivamente.

Ainda sobre o ano passado, pode-se dizer que o Brasil teve uma taxa de abertura de hotéis 4,5% inferior em relação ao verificado no ano anterior, no entanto esse número varia quando a análise é feita em diferentes Uniões Federativas individualmente. No caso do Rio de Janeiro, a taxa de aberturas em 2016 foi aproximadamente 25% maior do que em 2015, impactada principalmente pela Olimpíada, que atraiu aproximadamente 1,17 milhão de turistas.

Quando analisadas as localidades de abertura dos grupos hoteleiros mais rentáveis no Brasil ao longo do último ano, temos São Paulo como a cidade líder neste quesito, tendo aberto 18 novos hotéis com faturamento estimado superior a R$ 300 milhões, seguido do Rio de Janeiro e Paraná, com seis e quatro hotéis, respectivamente.

Ao observar a quantidade de funcionários pertencentes a estes hotéis abertos ao longo de 2016, vê-se que o Rio de Janeiro é o Estado que exibiu um maior número de funcionários por unidade, tendo aproximadamente sete funcionários por estabelecimento, seguido de São Paulo e Bahia, com média de quatro funcionários.

No olhar sobre o turnover do setor, o estudo mostra que os números foram melhores em 2016. Ou seja, ao contrário de 2015, no ano passado o setor hoteleiro teve um maior número de contratações do que demissões.

Além de constatação do número de hotéis abertos no Brasil e em suas principais Uniões Federativas, é pssível analisar, também, a taxa de fechamento. Com esse recorte, o ano de 2016 se mostrou melhor pois a taxa de fechamento foi de 2,8%, menor em relação aos 6,4% de fechamentos em 2015. 

No primeiro trimestre de 2017, o Brasil teve 507 aberturas de novos hotéis, número 16% menor do que em 2016. Porém, apesar deste número ser inferior, a quantidade de fechamentos de hotéis no período foi nula, ao passo que em 2016, a taxa de fechamento de hotéis no primeiro trimestre foi de 4,2%.

* Crédito da foto: Pixabay/RyanMcGuire